Comunidade indígena recebe ações de saúde e cidadania

Indígenas das etnias Baré, Torá, Tikuna, Cambeba e Baniwa, moradores na Comunidade São Pedro, localizada no Km 25 da Rodovia AM 010 (Manaus/Itacoatiara) terão disponibilizadas ações de saúde, lúdicas e de cidadania organizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e instituições parceiras, em comemoração ao Dia Nacional do Índio (19 de abril).

As ações de promoção à saúde constituem parte integrante da Oficina Qualificada de Acesso e Acolhimento em Saúde Mental Indígena, voltada à prevenção e ao cuidado frente ao fenômeno do uso nocivo do álcool e outras drogas existentes na comunidade indígena São Pedro. Em seu desenvolvimento, objetivam a pactuação de estratégias entre as instituições e entidades da sociedade civil, a fim de que possam contribuir para o fortalecimento da atenção em saúde e sua interface com a educação e outras áreas do conhecimento.

“As reuniões realizadas com os nossos parceiros foram determinantes para construção da Oficina de Qualificação na Atenção Básica na Perspectiva do Acesso e Acolhimento em Saúde Mental. Nossa estratégia busca organizar a Rede de Atenção de Cuidado, de Prevenção e Promoção da Saúde, de acordo com a  missão de cada instituição parceira”, declarou a chefe do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge) da Gerência de Ações Programáticas da Semsa, Wanja Leal.

Atividades

No dia 19 de abril, serão disponibilizados à comunidade a realização do teste rápido para diagnóstico da Hepatite, HIV e Sífilis, exames dermatológicos, palestra sobre Saúde Bucal, com distribuição de kits odontológicos, atividades de promoção da Alimentação Saudável e a Roda de Conversa sobre álcool e outras drogas.

Na ação de cidadania, está prevista a oferta de serviços de corte de cabelo e orientações sobre o cuidado com a pele e o sorteio de brindes. Como atividade lúdica, está programada a apresentação de danças, organizadas pelas mulheres da comunidade São Pedro.

Parceiros

De acordo com a socióloga do Nusge, Paula Azevedo, a realização da Oficina Qualificada e demais atividades previstas para o dia 19 de abril, se tornou possível em função do apoio e a colaboração direta de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Escola Municipal Abílio Alencar, Unidade Básica de Saúde Rural São Pedro; Ação de Saúde Indígena da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), DSEI Manaus, COPIME, PSE, NUSGE, CAPS Estadual, RAPS Municipal e Secretaria Municipal de Educação  (Semed).

Texto: Wilson Reis/Semsa