Notícias

Comunidade indígena recebe ações de saúde e cidadania

Indígenas das etnias Baré, Torá, Tikuna, Cambeba e Baniwa, moradores na Comunidade São Pedro, localizada no Km 25 da Rodovia AM 010 (Manaus/Itacoatiara), terão disponibilizadas ações de saúde, atividades lúdicas e de cidadania organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e instituições parceiras, em comemoração ao Dia Nacional do Índio (19 de abril).

 

As ações de promoção à saúde constituem parte integrante da Oficina Qualificada de Acesso e Acolhimento em Saúde Mental Indígena, voltada à prevenção e ao cuidado, frente ao fenômeno do uso nocivo do álcool e outras drogas existentes na comunidade indígena São Pedro. Em seu desenvolvimento, objetivam a pactuação de estratégias entre as instituições e entidades da sociedade civil, contribuindo para o fortalecimento da atenção em saúde e sua interface com a educação e outras áreas do conhecimento.

 

“As reuniões realizadas com os nossos parceiros foram determinantes para construção da Oficina de Qualificação na Atenção Básica na Perspectiva do Acesso e Acolhimento em Saúde Mental. Nossa estratégia busca organizar a Rede de Atenção de Cuidado, de Prevenção e Promoção da Saúde, de acordo  com a  missão de cada instituição parceira”, declarou a Chefe, Wanja Leal, do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge) da Gerência de Ações Programáticas da Semsa.

 

Atividades

No dia 19 de abril, marcando as comemorações do Dia do Índio, serão disponibilizados à comunidade atendimentos com a realização do teste rápido para diagnóstico da Hepatite, HIV e Sífilis; exames dermatológicos; palestra sobre Saúde Bucal, com distribuição de kits odontológicos; atividades de promoção da Alimentação Saudável e a Roda de Conversa sobre álcool e outras drogas.

 

Na ação de cidadania, está prevista a oferta de serviços como corte de cabelo e orientações sobre o cuidado com a pele e o sorteio de brindes. Como atividade lúdica, está programada a apresentação de danças, organizadas pelas mulheres da comunidade São Pedro.

 

Parceiros

De acordo com a socióloga do Nusge, Paula Azevedo, a realização da Oficina Qualificada e demais atividades previstas para o dia 19 de abril, se tornou possível em função do apoio e a colaboração direta de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Escola Municipal Abílio Alencar, Unidade Básica de Saúde Rural São Pedro; Ação de Saúde Indígena da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus, Comissão dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME) Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (NUSGE), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Estadual, Rede de Atenção Psicossocial Municipal (RAPS) e Secretaria Municipal de Educação – Semed.

 

Serviço:

O que: Ação de Saúde para os índios na Comunidade São Pedro

Quando: 19 de abril

Horário: 8h às 12h

Onde: Área Missionária Santíssimo Redentor, Comunidade São Francisco, ao lado da Escola São Carlos no Km 25 da Rodovia AM-010 (Manaus/Itacoatiara)

 

Texto: Divulgação Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse