Notícias

Complexo Socioeducativo Prourbis comemora um ano de atividade na zona Leste

A Prefeitura de Manaus comemorou, na noite desta quarta-feira, 28/6, um ano do Complexo Socioeducacional do Prourbis, composto por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e pela Creche Municipal Maria Luiza da Conceição Silva.

 

A estrutura fica no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis). Presente na comemoração, o prefeito Arthur Virgílio Neto enfatizou a importância dos serviços do complexo para a população da zona Leste.

 

“Há um ano eu estava inaugurando essa obra. Fico feliz, pois ela está exatamente do mesmo jeito que a inaugurei. Essa é uma obra que mexe com o coração de muitos moradores da zona leste, pois aqui são atendidas pessoas que tiveram seus direitos violados, além das crianças que são alfabetizadas na creche”, declarou Arthur.

 

Ainda na solenidade, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), apresentou as principais atividades e serviços ofertados à comunidade pelos Cras e Creas, administrados pelo órgão dentro do Prourbis.

 

“Em um ano de funcionamento foram atendidos 8.243 usuários pelo Cras e 1.777 acompanhados pelo Creas, que moram nos bairros João Paulo I, II, III e IV, Valparaíso, Tancredo Neves (comunidade Coliseu), Bairro Novo e Jorge Teixeira-4ª Etapa”, informou o secretário da Semmasdh Elias Emanuel.

 

Os dois serviços, pertencentes ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são os principais meios da rede socioassistencial oferecidos pela Prefeitura de Manaus, uma vez que, a capital conta com 20 Cras e cinco Creas atualmente.

 

Serviços Socioassisteciais

O Cras busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais e realizar atividades que fortaleçam os vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania. Está vinculado ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que conta com o financiamento do Governo Federal. São oferecidos serviços como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atividades lúdico-educativas focadas no convívio comunitário.

 

No Creas, a população pode garantir apoio e orientação especializadas. Seu público são pessoas que já têm situações de risco comprovadas ou que foram vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça maus tratos e discriminações sociais. Sua abrangência envolve os seguintes serviços: Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

 

Educação

A Creche Municipal Maria Luiza da Conceição Silva atende 170 crianças, de 1 a 3 anos, dos maternais 1 a 3, nos turnos matutino, vespertino e em período integral. A unidade conta com 10 salas, além de parque recreativo, refeitório e brinquedoteca.

 

Para a gestora Andrea Vale da Silva, a creche proporciona aos alunos a oportunidade de ampliar o desenvolvimento cognitivo e físico enquanto os pais tem a liberdade de ir para o trabalho sem se preocupar se os filhos estão em um lugar saudável e seguro.

 

“O melhor presente que podemos dar a comunidade é cuidar bem dos filhos deles. Aqui na creche, elas têm direito a ter infância e desenvolver as potencialidades. Trabalhamos a parte pedagógica através de brincadeiras e as crianças já desenvolveram muito nesse um ano de funcionamento da creche”, conclui a gestora.

 

Texto: Alexsandro Machado

Foto: Mario Oliveira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskXPEZAE

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse