Comitê da Qualidade analisa procedimentos setoriais da previdência municipal

A previdência municipal deu mais um passo na busca da excelência nos seus padrões documentais. O Comitê Multiplicador da Qualidade (CMQ) da autarquia se reuniu com a Assessoria Técnica (Astec) e o Setor de Gestão de Pessoas (SGEP) nesta terça-feira, 18/7, onde apresentou suas demandas no processo de revisão dos procedimentos dos setores que compõem o órgão.

Na oportunidade, recebeu de ambos os setores as linhas condutoras para a revisão do Manual de Responsabilidade e Autoridade (MRA), documento que descreve as responsabilidades de cada cargo/função e sua respectiva competência com base em educação, treinamento, habilidade e experiência, conforme preceitua a NBR ISO 9001:2008.

Conforme Márcia Assunção, da Astec, documentos de uma instituição possuem tarefa importante no sistema de gestão, por estabelecerem a regularidade com que os processos e atividades são executados, a partir de um padrão. “Precisamos estar atentos para as contínuas ações que visam a melhoria nos procedimentos de um órgão”, diz. “E o CMQ é um dos canais para a comunicação referentes às auditorias, ações e melhorias a serem implantadas nos setores”, complementa.

O comitê, segundo a assessora, também é um fator de fortalecimento do processo de análise e revisão da documentação da norma ISO 9001, que acontece anualmente na Manaus Previdência. Inclusive, foi durante o processo de um novo ciclo de certificação, em 2016, que o CMQ foi criado, contribuindo para o sucesso do projeto.

Formado por representantes dos setores da Manaus Previdência, o comitê visa infundir, difundir, concretizar e manter a cultura de qualidade da Manaus Previdência em todos os aspectos relacionados ao escopo da autarquia e às exigências da norma ISO 9001:2008 e, em breve, 9001:2015.

“É uma ferramenta que contribui para a instituição obter, de forma participativa, a excelência na dimensão da qualidade, tendo como escopo a Norma da ISO 9001:2008”, afirma Saulo Noronha, da Astec, que com Assunção, participou da reunião com os demais servidores.

Texto: Marcia Claudia Senna

Fotos: Divulgação / Manaus Previdência