Notícias

Comemoração dos 20 anos de criação de UBSF é marcada por ações diversas

Para comemorar os 20 anos de criação da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) O-02 localizada na rua Veneza, bairro da Paz, zona Oeste, a Prefeitura de Manaus, por meio, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na manhã desta sexta-feira, 19/7, uma Ação de Saúde e Cidadania que reuniu servidores e moradores atendidos pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste.

 

 

Os participantes tiveram atendimento com clínico geral, pediatra, orientação de saúde bucal com distribuição de kits odontológicos para crianças e adultos, avaliação nutricional, orientação de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, atualização do cartão vacinal, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, atendimento de serviço social e jurídico. Além disso, profissionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizaram serviços de corte de cabelo e depilação.

 

“A comunidade está comemorando os 20 anos de inauguração da nossa UBSF O-02 e a melhor forma de se celebrar esta data é promovendo saúde para a população”, destacou a enfermeira Tereza de Andrade, responsável pela unidade.

 

Uma das características da equipe que administra a UBFS O-02, segundo Tereza, é a promoção da Educação Popular em Saúde. Para isso, foi construído o “Puxadinho”, que é uma estrutura anexada à casinha da saúde, onde acontecem ações de educação para a população.

 

Conforme Altemira Diniz, gerente do Disa Oeste, a comemoração é muito importante porque a UBSF O-02 faz parte da história dos moradores, sendo a 1ª casinha construída no bairro da Paz, que até hoje promove saúde e é sinal de esperança.

 

“Essas ações dão um impulso e visibilidade para os servidores, que fazem esses trabalhos diariamente, e permitem que a população tenha mais acesso aos serviços da prefeitura, oferecidos pela Semsa. Estamos alegres porque o trabalho está sendo feito e a comunidade responde positivamente”, afirmou Altemira.

 

A moradora Francirene Monteiro de Oliveira, 62, relatou que viu a inauguração da UBSF O-02 e que é emocionante ver a comunidade reunida para comemorar algo tão importante para todos.

 

“A saúde é primordial e essas ações são muito importantes para nós, moradores idosos, que não podemos ir para longe marcar consultas. Sempre fui bem atendida pelas enfermeiras e médicos da casinha. Estão todos de parabéns”, elogiou Francirene.

 

Após 20 anos, a UBSF O-02 continua fazendo história, participando da vida das famílias, sendo reconhecida pelos serviços que presta, no empenho em fazer além do básico. Na comunidade, já desenvolveu oficinas de saúde ambiental e foi premiada com o troféu do “Júri Popular” na primeira mostra “O SUS que dá certo”, realizada pela Semsa em 2012.

 

Homenageada pelos atuais profissionais, a enfermeira Denise Reis, primeira profissional a trabalhar na UBS O-02, lembra saudosamente das experiências marcantes no início dos trabalhos de saúde no bairro, há 20 anos.

 

“Carrego comigo muitas lembranças positivas daquele tempo. Subia e descia essas ladeiras, visitava casa por casa, meus filhos foram criados aqui. Essa casinha de saúde faz parte da minha vida. Estou feliz”, contou a enfermeira.

— — —

 

Texto – Jean Holanda/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

 

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse