Coleta seletiva da Prefeitura alcança 300 mil pessoas

O serviço de coleta seletiva, mantido pela Prefeitura de Manaus, já alcançou, em média, 300 mil pessoas este ano. Coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), essa modalidade percorre 12 bairros da cidade mensalmente.

Os caminhões da coleta seletiva atendem a 122 localidades, entre conjuntos residenciais, condomínios, comunidades, órgãos públicos e militares e escolas. O serviço consiste em incentivar a população a separar o lixo doméstico, entregando para a reciclagem os materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas pet, embalagens de tetra-pack, plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.

“Esse programa é essencial na medida em que visa a estimular o cidadão a organizar seus resíduos e dar a destinação correta a esses materiais. E, quando a população entrega os recicláveis para reutilização, temos menos lixo nos rios, nas ruas e em lixeiras viciadas”, explicou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Farias também lembra que ao entregar o lixo à coleta seletiva, a população está colaborando com o mercado da reciclagem. “É também uma fonte importante para as associações e grupos de catadores que atuam no mercado local, uma vez que todos os resíduos coletados pelo programa vão direto para esses trabalhadores”, reforçou.

Mauro Freitas, morador do Conjunto Colina do Aleixo, na zona Leste, utiliza o serviço da coleta seletiva e já orientou os familiares a colocarem para fora de casa os resíduos toda a segunda-feira da semana. “Aqui a gente entrega garrafas PET, cartela de ovos, embalagem de tetra pack e papelão. Já sabemos o horário que a rota passa, então fica fácil cooperar”, explicou.

Já a autônoma Ana Lucia, moradora do conjunto Vila Verde I, na zona Oeste, procura higienizar os produtos antes de entregá-lo ao carro da coleta seletiva, que passa às terças-feiras no bairro Santo Agostinho. “Sempre lavo as garrafas PET e as embalagens plásticas em geral, porque sabemos que esse material vai para os catadores trabalharem”, lembrou.

Nesta terça-feira, 22/8, as rotas dos carros da coleta passam por áreas como o Parque 10, zona Centro-Sul, onde atende a 13 conjuntos residenciais e mais escolas e órgãos públicos; além da região da Ponta Negra, Lírio do Vale, Belvedere e Vila Verde, todos na zona Oeste, abrangendo conjuntos residenciais, vilas e órgãos militares e órgãos públicos.

Fotos: D’Castro/Semulsp

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm3ke4VH

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014