Cinco clínicas veterinárias são autuadas pela Visa Manaus por irregularidades

Nove clínicas veterinárias foram visitadas e cinco foram autuadas pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus por irregularidades, com o descumprimento do Código Sanitário municipal e resoluções nacionais. As blitzes foram iniciadas no início de junho e o trabalho de inspeção começou pela zona Sul, com sete clínicas vistoriadas. Além dessas, houve fiscalização em uma clínica da zona Norte e em uma da zona Leste.

26.06.18 Clínicas veterinárias são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária.

O objetivo das blitzes é garantir assistência veterinária dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. “A assistência veterinária é uma atividade em expansão e uma das preocupações da Prefeitura, porque, se estiver fora dos padrões de qualidade, gera riscos, inclusive à saúde humana e ao meio ambiente”, observa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, informa que a operação será mantida pelos próximos 60 dias e que o resultado será a elaboração de um diagnóstico de funcionamento desses serviços na capital.

Nas inspeções realizadas até o momento, foram encontradas, de acordo com o fiscal veterinário Benedito Filho, irregularidades como remédios vencidos, armazenamento irregular de medicamentos controlados, falta de ambiente para isolamento de animais com doenças infectocontagiosas, ausência de veterinário em período integral (para as que declaram funcionar 24 horas), além da falta de licença sanitária.

Os fiscais também observaram na maioria dos estabelecimentos inspecionados a falta de Projeto Básico de Arquitetura, previsto pelo Código Sanitário para construção, reforma ou instalação de qualquer estabelecimento veterinário; e, além disso, a não apresentação ou o não cumprimento dos planos de Gerenciamento de Resíduos de Saúde e de Prevenção de Riscos Ambientais.

“Esses documentos orientam condutas de segurança à saúde”, diz Benedito Filho, destacando que o não cumprimento de procedimentos operacionais adequados dá margem à ocorrência de irregularidades graves.

O fiscal cita, como exemplo, que, em uma das clínicas da zona Sul (Praça 14), foram encontrados remédios vencidos, medicamentos de uso controlado fora de armários com tranca, ampolas abertas e expostas, agulhas fora das embalagens, ausência de veterinário 24 horas para suporte às internações, falta de ambiente de isolamento para animais com doenças infectocontagiosas, ventilação insuficiente e presença de caixas de lixo, utensílios e alimentos na sala de esterilização de material.

Ainda de acordo com o fiscal, a clínica dá o mesmo destino ao lixo comum e ao lixo hospitalar (resíduos do serviço de saúde) e não comprovou que destina adequadamente o esgoto. Além disso, não apresentou projeto básico de arquitetura aprovado pela Visa, entre outras falhas descritas em 17 páginas do relatório de fiscalização.

Segundo Benedito Filho, todas as clínicas com irregularidades foram autuadas e devem cumprir os prazos para defesa e adequações necessárias. Caso não cumpram, as penalidades vão de multa a interdição.

“Temos encontrado clínicas com diferentes tipos de inadequação, mas também existem as que funcionam dentro do padrão, com serviços de qualidade e ambientes adequados”, diz o fiscal.

As próximas inspeções serão concentradas, de acordo com a Visa, nas zonas Leste e Oeste de Manaus.

Texto: Andréa Arruda/Visa Manaus/Semsa

Fotos: Divulgação/Visa Manaus/Semsa