Notícias

Cinco cantores concorrem às três vagas do Boi Manaus 2018

Cinco cantores de boi-bumbá foram habilitados, dos 11 que se inscreveram no processo que selecionará três novos artistas que irão integrar a programação do Boi Manaus 2018. Eles já se apresentam no Esquenta do Boi Manaus, nos dias 18 e 19/10, das 18h às 23h, no anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste. As apresentações serão avaliadas e os três cantores que obtiverem maior nota serão os selecionados.

 

Cinco cantores concorrem às três vagas do Boi Manaus 2018

 

Com o objetivo de renovar o elenco de artistas e dar oportunidade aos novos talentos do cenário do boi-bumbá, este ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em uma decisão conjunta com a Comissão de Artistas do Boi Manaus, abriu o processo de seleção que escolherá três novos artistas que integrarão a programação de apresentações da mais tradicional festa de boi-bumbá de Manaus.

 

A análise dos portfólios e documentos dos concorrentes aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na sede da Manauscult e foi realizada por dois membros da Comissão dos Artistas do Boi-Manaus, Leonardo Castelo e Prince do Boi, e um representante da Manauscult, Dyego Monzaho.

 

Pela análise foram classificados para a próxima etapa: Márcia Novo (52 pontos), Edmundo Oran (39 pontos), Paulinho Viana (32 pontos), Neto Ribeiro (28 pontos) e Jardell Bentes (12 pontos). Os demais foram desclassificados por não comprovarem o tempo de atuação no boi-bumbá.

 

Pelas regras do processo seletivo, no documento obrigatório, o artista teria que comprovar cinco anos de atuação como cantor de boi-bumbá por meio de portfólio. Documentos como matérias de jornais, sites, portais e revistas, com nome do veículo e data especificados, além de redes sociais voltadas ao boi-bumbá e redes sociais dos artistas, mostrando shows, com data, horários e link poderiam constar no documento.

 

Durante a análise teve peso dois no processo: cartas de indicação assinadas pelos presidentes dos movimentos e pelos presidentes oficiais dos bois-bumbás do Amazonas; produção de CD e/ou DVD em nome do próprio artista e certificados, diplomas de cursos, oficinas e workshop de música.

 

Esquenta

O “Esquenta” do Boi Manaus 2018 acontecerá no palco do anfiteatro da Ponta Negra, nos próximos dias 18 e 19, das 18h às 23h. Os artistas selecionados a partir da pontuação obtida mediante portfólio terão, individualmente, 20 minutos para se apresentarem e serem avaliados por um júri composto por quatro membros. Esse júri selecionará os três novos cantores que se apresentarão nos trios do Boi Manaus.

 

Em 2017, pela primeira vez, os artistas que se apresentaram no Boi Manaus foram avaliados por uma comissão que julgou os critérios performance, indumentária e qualidade musical. Pelo regulamento, os últimos três artistas com menor pontuação no evento do ano passado saíram da programação, e poderão concorrer com os demais inscritos às três vagas abertas este ano. O objetivo é garantir a qualidade das apresentações, em respeito ao público que prestigia os artistas.

 

Em ambos os casos, tanto para seleção dos artistas que se apresentarão nesta nova edição, quanto para a avaliação de quem deixará de se apresentar no ano que vem, serão avaliados critérios como performance, repertório, indumentária e técnica vocal.

 

O Boi Manaus 2018 acontecerá nos dias 20 e 21 deste mês, a partir das 16h. Trinta artistas se revezarão nos trios elétricos, às margens do calçadão da Ponta Negra, em mais de 16 horas de festa, que terá a participação ainda de itens como Marujada, Batucada, torcidas e os grupos de dança dos bumbás Caprichoso e Garantido.

 

Confira a programação completa no portal Viva Manaus, pelo link: http://vivamanaus.com/boimanaus2018.

 

Ordem de Classificação dos Artistas para o Esquenta

Márcia Novo – 52 pontos – Classificada

Edmundo Oran – 39 pontos – Classificado

Paulinho Viana – 32 pontos – Classificado

Neto Ribeiro – 28 pontos – Classificado

Jardell Bentes – 12 pontos – Classificado

Banda Tambores do Tempo – Não comprovou tempo de atuação de cinco anos

Alex Corrêa – Não comprovou tempo de atuação de cinco anos

Encanto Nativo – Não comprovou tempo de atuação de cinco anos

Felipe Júnior – Não comprovou tempo de atuação de cinco anos

Grupo Kboclos – Não comprovou tempo de atuação de cinco anos

Michel Lima – Não comprovou tempo de atuação de cinco anos

 

Texto: Mônica Figueiredo / Manauscult

Fotos:  Ingrid Anne / Manauscult

Disponíveis em:  https://flic.kr/s/aHsm7EuyBL

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse