Centro de Zoonoses reabre agendamento para castrações no mês de dezembro

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reabriu nesta segunda-feira, 13/11, mais uma etapa do processo de agendamento para castração gratuita de cães e gatos. Os atendimentos para este tipo de procedimento devem ser marcados, exclusivamente, pelo Disque-Saúde 0800 280 8 280 e serão feitos até o preenchimento das 1140 vagas disponibilizadas para o mês de dezembro, incluindo as das Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal.

A organização do agendamento por esse sistema, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, visa dar mais celeridade aos atendimentos em toda a cidade. “É preciso que a população compreenda que a cobertura para a castração é nos limites da cidade de Manaus. Muitas ligações não são reconhecidas porque estão fora da zona de cobertura do sistema do Disque-Saúde”, justificou Magaldi.

A diretora do CCZ, veterinária Márcia Tereza Barbosa, ressaltou que o município tem três bases onde as castrações podem ser realizadas. “Uma delas é no próprio Centro de Zoonoses, que fica na Compensa, zona Oeste. Outras duas bases móveis ficam na zona Norte, na avenida Timbiras, Cidade Nova, e na zona Leste, na alameda Cosme Ferreira, Zumbi, dentro do campus do Ifam”, informou Tereza.

Castrações
O Centro de Controle de Zoonoses tem, hoje, nove médicos veterinários, com o reforço dos três contratados no final do mês de outubro por meio de processo seletivo simplificado, seguindo a orientação do prefeito Arthur Neto para que fosse aumentada a oferta de vagas para as castrações.

No mês de outubro foram feitos 990 agendamentos, com a realização de 615 castrações, o que representa um índice de 38% de ausentes.

“A demanda por castrações é grande e esse índice de ausências é muito alto. Pedimos às pessoas que fizerem o agendamento que não deixem de comparecer. Em outubro, poderíamos ter atendido outras 375 pessoas que precisam castrar seus animais”, enfatizou Magaldi.

O CCZ e as duas carretas atendem em dias úteis, no horário comercial, mas recomenda-se a quem já está agendado para a castração, que esteja com seu animal de estimação, pela manhã, a partir das 7h, e à tarde, chegar até 12h. Os animais devem estar em jejum líquido e sólido, há pelo menos seis horas antes do procedimento.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior / Semsa

Fotos: Divulgação / Semsa