Notícias

Central de laudos da Semsa garante resultados mais rápidos de exames de raios-X e mamografia

A emissão dos laudos de exames de raios-X e mamografia feitos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas e na Maternidade Dr. Moura Tapajóz estão centralizados na Central de Laudos, no térreo do edifício Empire Center, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul. A medida, adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pretende agilizar a liberação dos resultados.

 

O secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, informa que a Central tem capacidade para analisar, aproximadamente, seis mil exames por mês, dos usuários que realizam mamografias e raios-x.

 

“Este serviço é fundamental para que nossos médicos possam fazer um rápido diagnóstico das queixas dos pacientes atendidos em nossas unidades. Em medicina, o tempo também é muito importante. A descoberta de uma doença precocemente permite que o tratamento adequado seja iniciado de imediato e vidas sejam salvas”, ressaltou Magaldi.

 

Nove médicos radiologistas e seis digitadores, especializados em laudos, trabalham em regime de revezamento, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, analisando os exames que são realizados em oito unidades básicas, cinco policlínicas e na Maternidade Moura Tapajóz. A Central está equipada com negatoscópio (aparelho que torna visíveis as sombras dos raios-X que, após passarem através do corpo examinado, são projetadas em tela fluorescente) e computadores com sistema específico para a emissão de laudos.

 

Depois que esses exames são realizados nas UBSs, explica a gerente de Apoio Diagnóstico da Semsa, Ana Paula Neves, seguem imediatamente para a Central, que tem até 24 horas para reencaminhá-los às unidades a fim de que sejam entregues aos pacientes.

“Nós temos tido um tempo de resposta, até menor que o estimado para a prestação do serviço, o que nos dá a certeza de que estamos fazendo o processo ocorrer de forma eficiente e sem atropelos”, observa Ana.

 

No mês de outubro foram consolidados mil laudos de raios-x e 193 laudos de mamografias. Em novembro, até o último dia 11, receberam laudos, 662 exames de raios-X e 195 exames de mamografia.

 

Locais onde exames de raios-X e mamografia podem ser realizados:

 

UBS Major PM Sálvio Belota

Policlínica Djalma Batista

Policlínica Comte Telles

UBS Alfredo Campos

Policlínica Antonio Reis

UBS Balbina Mestrinho

Policlínica Enfermeira Anna Barreto Pereira

Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz

Policlínica Dr. Raimundo Franco de Sá

 

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior / Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse