Capacitação vai garantir melhoria no atendimento de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Manaus está capacitando 11 cuidadores do Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente sob Medida Protetiva (Saica), administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). O curso, ofertado aos servidores municipais, é de “Cuidador Social de Crianças e Adolescentes”, e o primeiro dia de aula acontece neste sábado, 5/8, na Faculdade Salesiana Dom Bosco, Unidade Centro, zona Sul.

O curso será realizado, pela primeira vez na cidade de Manaus e atende à solicitação do Juizado da Infância e Juventude Cível, para capacitação dos profissionais que atuam no SAICA. “Além disso, vem atender também uma necessidade do mercado de trabalho, que busca por profissionais qualificados que possam cuidar da higiene, alimentação e conforto das crianças e dos adolescentes, além de trabalhar com assuntos da psicologia, jogos e atividades lúdicas, legislação e integridade física”, explica o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

A capacitação surgiu por meio de um convênio firmado entre a Semmasdh e a Faculdade Salesiana Dom Bosco e visa capacitar os profissionais que já atuam no SAICA, com crianças e adolescentes, oferecendo aos participantes conhecimentos básicos necessários para a função de cuidador social. Após concluir o curso, os profissionais deverão estar aptos a resolver, também, problemas de saúde dos acolhidos e identificar para quem encaminhar os casos mais graves.

O curso terá duração de um semestre e será ministrado todos os sábados na unidade central da faculdade. As aulas terão discussões e exposição de leituras e trabalhos em grupo.

Dentre os temas propostos pela ementa do curso estão Introdução a Psicologia e Desenvolvimento; Higiene e Bem Estar da Criança e do Adolescente; Nutrição e Cuidados de Higiene com Alimentos da Criança e do Adolescente; Educador Social; Saúde da Criança e do Adolescente com e sem Necessidades Especiais; Jogos e Atividades Lúdicas e Ética Profissional.

Para a chefe de divisão de Alta Complexidade da Semmasdh, Clícia Franco, o curso possibilita aos profissionais o reconhecimento da profissão de cuidador social.

“Essa capacitação vem para somar nas nossas atividades diárias dentro do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes. Esse curso vai auxiliar os cuidadores não só do SAICA, mas da Rede Acolher como um todo”, destacou.

SAICA

É um serviço socioassistencial oferecido pela Prefeitura de Manaus a partir da Semmasdh, conforme preconiza a tipificação de serviços socioassistenciais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), tendo em vista o cumprimento dos dispositivos legais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atendendo especialmente o Art. 100, que trata das Medidas de Proteção às Crianças e Adolescentes que tenham sido violados em seus direitos. Assim, além do acolhimento institucional, oferece atendimentos social, psicológico, pedagógico e de enfermagem, bem como o serviço de Disque Denúncia Local e Disque Denúncia Nacional.

Texto: Alexsandro Machado

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616