Capacitação dos microempreendedores entra em fase de conclusão de novas turmas

O Programa de Capacitação Básica para Microempreendedores, voltado aos ex-camelôs realocados das ruas do Centro de Manaus, está na reta final para as turmas iniciadas este ano. Duas turmas, que iniciaram o Programa no dia 13 de março e somam 100 camelôs, assistirão às aulas da última etapa na Galeria dos Remédios, na Rua Miranda Leão, 82, Centro.

A oferta do quarto e último módulo, ‘Planejamento e Controle de Finanças’, começou nesta segunda-feira, 3 de abril. As próximas turmas, em fase de conclusão do programa, iniciarão esse módulo no dia 17 deste mês. A atividade faz parte de uma parceria da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI) com a subsecretaria do Centro Histórico (Subsemch), que está responsável por realizar as inscrições.

Quem ministrará o módulo ‘Planejamento e Controle de Finanças’ é a instrutora da ESPI Meg Rocha. “É uma experiência nova e agregadora. Essa é a minha segunda turma e procuro adequar as minhas aulas para falar a mesma língua que os alunos. Com o tempo, eles vão se desprendendo do senso comum, começam a questionar”, observou a professora.

Para Deyviane Damasceno, 31, microempreendedora há sete anos, o curso tem ajudado a atender melhor os clientes e pensar em estratégias para vender seus produtos. Ela, que trabalhava na esquina das avenidas Getúlio Vargas e Sete de Setembro, foi realocada para o Terminal 4 (T4). “Com certeza vou levar o que aprendi até agora para a minha loja e terei mais sucesso nas minhas vendas”, acredita.

O Programa iniciou em 2014 e faz parte do Projeto Viva Centro Galerias Populares e é voltado à capacitação de camelôs realocados das ruas do Centro de Manaus. Antes de iniciarem suas atividades nas novas acomodações, eles passam por uma série de cursos básicos de formação, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.

Texto: Elisabeth Flor / Espi

Assessoria de Comunicação da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi): (92) 3215-4666