Campeonato Regional de Judô inicia com disputa sênior

O primeiro dia de competições da etapa Regional do Campeonato Brasileiro de Judô, nesta sexta-feira, 27/4, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Flores, zona Centro-Sul, reuniu disputas entre atletas da categoria principal: a sênior. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação de Judô do Amazonas (Fejama), e conta com apoio da Prefeitura de Manaus.

27.04.18 Etapa Regional do Campeonato Brasileiro de Judô.

Os atletas que conquistarem bons desempenhos no torneio irão pontuar no ranking geral da CBJ para buscar uma das vagas para o Campeonato Brasileiro e representar o país em competições internacionais de Judô.

O campeonato continua neste sábado, 28/4, com as categorias sub-13 e sub-21. Antes das disputas, o público vai poder conferir, a partir das 8h30, a cerimônia de abertura do evento. O domingo, 29/4, reserva as disputas entre as categorias sub-15 e sub-18, a partir das 9h, e o encerramento do torneio.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos, destacou o incentivo que um evento dessas proporções pode trazer aos jovens amazonenses. “É sempre bom destacar o celeiro de lutadores que o Amazonas tem, são muitos. E nem todos conseguem viajar para representar o nosso Estado, sair daqui se torna caro por questões geográficas. Então é muito valioso que campeonatos como esses sejam realizados aqui para o desenvolvimento dos nossos jovens”, disse.

De acordo com o gestor nacional de eventos da CBJ, Matheus Theotonio, o legado que fica para a cidade é a organização de eventos esportivos nacionais e a troca de experiência entre atletas e federações da modalidade.

“O Campeonato Brasileiro de Judô – Região 1 é um preparativo para o campeonato brasileiro. Está dividido em cinco regiões e a região 1 contempla sete Estados. É uma competição muito forte, esses estados vêm com seus principais atletas. Essa competição não classifica direto para o Brasileiro, mas é muito importante para a pontuação final no ranking geral da CBJ”, disse o gestor.

Alguns nomes conhecidos do Estado não foram tão bem no primeiro dia, mas outros conquistaram destaque em suas categorias. Como é o caso do faixa preta Adriano Souza, 32, bicampeão pela categoria meio leve, até 66 kg, ao vencer por imobilização Lucas Ramos, atleta do Amapá.

“Estou muito focado em meu objetivo. Estou me dedicando ao máximo para buscar uma das vagas na seleção brasileira que irá disputar a Olimpíada de 2020. Estou morando em Minas Gerais, me aperfeiçoando cada vez mais para conquistar essa vaga. É uma satisfação muito grande competir aqui em Manaus e conquistar essa medalha dentro de casa”, contou o judoca que foi campeão em 2017 na mesma competição disputada em Belém (PA).

Prestígio

Colocada entre as oito melhores judocas do Brasil, a faixa preta Rafaela Barbosa, 25, também participou da etapa regional do brasileiro. A amazonense esteve convocada como reserva para a seleção brasileira que representou o Brasil na Olimpíada Rio 2016. Ela destacou a importância de o campeonato ser realizado em Manaus.

“O Judô tem essa capacidade de incentivar as nossas crianças, inclusive criar sonhos aos adultos e adolescentes. Eu sou prova viva disso, eu vim do Judô, eu vivo o Judô e amo o Judô. Construí muitas coisas pelo Judô. Esse campeonato está sendo muito importante para a valorização dos atletas e do esporte no nosso Estado”, contou a atleta, que compete pela categoria leve, até 57 kg.

Fotos: Hugo Fernando/Semjel

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmixbD6f