Notícias

Campanha de combate à violência contra idosos começa, nesta quarta-feira, com missa

Para conscientizar a população sobre os cuidados com os idosos da capital, a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) realiza uma missa, nesta quarta-feira, 7/6, a partir das 18h, no ginásio do Parque Municipal do Idoso (PMI), na rua Rio Mar, nº 1324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Com o tema “Família”, a celebração será ministrada pelo Padre Leonardo Santos, com participação do cantor Cleomar Guerreiro.

 

O encontro dá início a campanha “Combate à Violência na Família”, que segue até o dia 23. A programação é em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho). O tema foi escolhido pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI). A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

 

Só em Manaus, mais de 120 mil idosos fazem parte das estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE). Por isso, para chamar atenção sobre a existência da violência contra esses idosos, a FDT aderiu ao tema e vai levar até as famílias, por meio de várias atividades, o conhecimento sobre o assunto, disseminando a ideia de que não se trata de algo normal do cotidiano.

 

Segundo Ivone Azevedo, delegada da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), o grande vilão da violência contra os idosos é a perturbação, seguida por crimes contra a honra como injúria, calúnia e difamação até a apropriação de bens materiais. “A DECCI é uma delegacia especializada em crimes contra o idoso no âmbito familiar e trabalha com a proteção e o exercício dos seus direitos em situações onde a agressão parte de dentro da família. Nesses casos, a denúncia pode vir de observadores de fora como vizinhos, ou até mesmo do próprio idoso”, afirmou Ivone.

 

Todo tipo de violência deve ser denunciada. Para isso, o Disque 100 funciona 24 horas por dia, recolhendo denúncias. Trata-se de um serviço gratuito e a identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque 165 (PADI) ou pelo 3214-5800 Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso.

 

“A violência contra a pessoa idosa é uma violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal, pois pode provocar danos físicos e psicológicos, expondo o idoso a doenças e levando até mesmo ao isolamento da sociedade. O objetivo da Fundação ao realizar essa campanha é levar o conhecimento sobre o assunto até as famílias de Manaus, conscientizando o maior número de pessoas”, declarou a diretora presidente da FDT, Martha Moutinho.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 7 de Junho – Quarta-feira

 

Missa: Tema Família

Horário: 18h às 19h

Local: Ginásio do PMI

 

Dia 8 de Junho – Quinta-feira

 

Apresentação Especial do Grupo de Seresta, Prosa e Poesia.

Local: Hall da Lanchonete do PMI

Horário: 9h30 às 11h

Poetisa: Daura Brasil

 

Dia 9 de Junho – Sexta-feira

 

Ação Social: Serviços Sociais e de Saúde

Horário: 8h30 às 12h

Local: Dependências do PMI

 

Dia 13 – Terça-feira

 

Caminhada de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa

Horário: 7h

Percurso: Concentração na Praça do Congresso, com saída em direção à Avenida Eduardo Ribeiro, passando pela sete de setembro, finalizando com um abraço simbólico na Praça da Policia.

Organização: Integrantes da REDE, com propositura inicial do Conselho Estadual do Idoso (CEI).

 

Dia 14 – Quarta-feira

 

Gincana Cultural Solidária

Horário: 8h às 12h e 14h às 16h

Local: Praça dos Arcos do PMI

 

Dia 23 – Sexta-feira

 

Festa Junina “Idosos na Roça”

Horário: 15h às 21h

Local: Ginásio do PMI

 

Fotos: Divulgação / FDT

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm1x7LhA

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse