Notícias

Bolas da Suframa e Samsung recebem drenagem profunda

A revitalização das vias do Distrito Industrial executada pela Prefeitura de Manaus avança. Em uma semana, mais de 200 metros de drenagem profunda já foram implantados somente na rotatória da Suframa, dos 890 previstos. A rotatória do Armando Mendes, conhecida como bola da Samsung, recebe também a implantação de 350 metros de tubulações. Outras frentes também atuam na confecção de calçadas e meio-fio nas vias do Polo Industrial de Manaus (PIM).

 

22.07.19. Drenagem no Distrito Industrial.

 

A implantação da rede de drenagem é realizada, simultaneamente, em ambas as rotatórias, para dar vazão correta às águas das chuvas. Após esse serviço, será iniciado o trabalho de revitalização da malha viária. Todo o trabalho é feito por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), acompanhados de agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) – Gestão de Trânsito, que orientam os condutores.

 

Além da presença dos agentes, enquanto durarem os trabalhos, as áreas  continuarão estreitadas para a ação dos trabalhadores e contam com a sinalização de placas de orientação. Posteriormente aos trabalhos de drenagem profunda, serão feitos a drenagem superficial, meio-fio, sarjeta e fresagem, que é a retirada do asfalto antigo.

 

O engenheiro da Seminf e fiscal da obra, Edson Andrade Junior, destacou que, após o trabalho de recuperação de base e sub-base, será aplicado um novo pavimento em concreto, que dará maior durabilidade à pista. “Temos uma grande circulação de veículos neste local e as rotatórias são pontos críticos, por isso vamos fazer a pavimentação em concreto. Iremos entregar novas vias do polo industrial para a população que circula nesta área”, destacou, acrescentando que cada etapa da obra é acompanhada de perto pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

Trabalho contínuo

 

Além das rotatórias, as equipes de obras atuam na avenida Açaí com a implantação de 120 metros de drenagem profunda. A rua Ministro João Gonçalves de Araújo também já recebeu a implantação de tubulações profundas. Nessa via, mais de três quilômetros de drenagem serão executados. Já nas ruas Copiúba e Balata, os trabalhos são de confecção de meio-fio e sarjeta e, na próxima semana, será a vez da avenida Buriti receber o mesmo serviço.

 

O recapeamento e revitalização das ruas do Distrito 1 vai alcançar 35 vias, distribuídas em três lotes e com custo total de R$ 136 milhões, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). É a primeira vez que as obras de recuperação do Distrito Industrial estão sendo executadas pelo município. A reconstrução viária faz parte do pacote de obras e ações planejadas pela prefeitura, em homenagem aos 350 anos de Manaus, comemorados em outubro deste ano.

 

— — —

Texto – Isabella Siqueira / Seminf

Fotos – Diego Caja / Seminf

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmFnpUnU

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse