Notícias

“Boas práticas financeiras” será tema de palestra gratuita ofertada pela prefeitura

A organização das finanças pessoais será tema de palestra gratuita que a professora Maria da Glória Vitório Guimarães ministrará no dia 3 de agosto, das 14h às 17h, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). A atividade é aberta ao público em geral. As inscrições já podem ser realizadas pelo portalespi.manaus.am.gov.br, no campo “Capacitação”.

 

A professora explica que, no encontro, serão abordadas as principais causas dos problemas financeiros e as formas de economizar. “Vou expor uma ideia inicial de reeducação financeira, apresentando uma planilha para que cada participante preencha com suas receitas e despesas, identificando onde existe ‘gordura’ para cortar. É fundamental que as pessoas aprendam a viver com o que ganham, sem extrapolar”, adiantou.

 

Além da planilha, Maria da Glória afirma que é importante estabelecer metas para economizar. “Essa meta pode ser um carro, uma casa ou uma viagem, por exemplo. Algo que motive a juntar dinheiro para realizar. Isso ajuda muito porque a pessoa sabe que tem uma pretensão e que precisa economizar para chegar lá.  O problema é que gastar pode se tornar um vício e é necessário fugir das armadilhas”, observou.

 

As taxas de juros dos empréstimos também serão assunto da palestra, intitulada ‘Boas Práticas Financeiras’. “Vou falar sobre isso porque pode virar uma bola de neve. A pessoa começa a fazer empréstimos, muitas vezes para gastar com supérfluos, e, quando percebe, já está com os ganhos quase todos comprometidos”, alertou, acrescentando que, por mais complicada que esteja a situação, é possível pôr ordem nas finanças. “Algumas vezes, é preciso que a família faça alguns sacrifícios temporários para recuperar a saúde financeira. Mas com um novo pensamento, com uma reeducação, é possível, sim, controlar as dívidas e viver com o que se ganha, É um processo de tomada de decisões”, concluiu.

 

Serão disponibilizadas 100 vagas para a atividade. A Espi fica na Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus.

 

Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Maria da Glória Vitório Guimarães é graduada em Administração de Empresas Privadas e Públicas, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, mestre em Engenharia de Produção e doutora em Psicologia/Desenvolvimento Humano.

 

Texto: Caetaninha Cavalcanti / Espi

Assessoria de Comunicação da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi): (92) 3215-4666

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse