Bandas Bhaixa da Hégua e Boulevard fecham domingo de pré-Carnaval em Manaus

Encerrando o domingo, 24/3, de pré-Carnaval, milhares de foliões foram às ruas do Educandos, na zona Sul, e à avenida​ ​Álvaro Maia, zona Centro-Sul, nas populares bandas da Bhaixa da Hégua e Boulevard, que recebem apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A folia começou no início da tarde e contou com a alegria e irreverência dos foliões.

Banda do Boulevard e Bhaixa da Hégua - Carnaval de Manaus 2019 - 24.02.2019

Internacionalmente famosa, a boneca da égua com corpo de mulher, anfitriã da Bhanda da Bhaixa da Hégua, ​comandou a festa​ mais uma vez​, com a tradicional carreata, às 16h, abrindo passagem para as atrações musicais.

Teve folião que chegou cedo para curtir o fervor da banda​. Liliane Bulcão, moradora do Educandos, foi acompanhada dos amigos e já nas primeiras horas do agito estava entregue à folia momesca. “Todos os anos eu venho acompanhada dos amigos para curtir este momento de alegria do nosso bairro, porque nós merecemos essa diversão”, ​disse, animada.

No palco, três atrações se revezam para agitar os foliões até meia-noite. A banda Samba Kiss abriu os shows às 18h, com pagode, samba e swingueira, ditando a diversidade do Carnaval. Essa foi a 28ª edição da Bhaixa da Hégua, que, de acordo com o vice-presidente Alcides Castro, começa a ser planejada com cinco meses de antecedência.

“Para chegarmos até aqui fizemos feijoadas, bingos e vários eventos. Mesmo com a grana curta, fizemos uma grande festa, mantendo o público de 40 mil pessoas. Este ano, num ato de solidariedade, também oferecemos barracas para as famílias vítimas d​o​ incêndio que tiveram interesse em vender aqui para obter uma renda. Uma forma de ajudar os amigos do bairro do Educandos”, comentou.

Banda do Boulevard

Anjos, diabinhos, unicórnios, super-heróis e bailarinas, todos se uniram na banda que leva o nome de uma das principais avenidas da cidade, a Boulevard Álvaro Maia. Com 33 anos de tradição, a Banda do Boulevard reuniu mais de 150 mil pessoas​, segundo a organização​. Este ano, a festa trouxe o tema “Sou diferente, somos iguais”.

O evento contou com shows das bandas Anjos da Alegria, do Abrigo Moacyr Alves; Metais Anjinhos do Boulevard; Explosão do Boulevard; Keila Regina, atração nacional de São Paulo, acompanhada do grupo Pagode dos Amigos; Boulevard na Sapucaí, com a participação de Frank Mocidade; Yomar Japonês e Mestre Iron Maciel e a bateria da escola de samba Reino Unido da Liberdade.

“Um Carnaval que mostra a beleza ímpar de Manaus. Essa é uma festa para o povo se divertir à vontade. A prova está no número de pessoas que vieram. Mais de 150 mil pessoas vieram atender a esse chamado e prestigiar, graças à credibilidade que a festa tem com a população. O apoio dos órgãos constituídos é muito grande. Prefeitura​ de Manaus​, Governo​​, Polícia Civil e Militar, enfim, uma participação irmanada para fazermos uma grande festa”, destacou o presidente da banda, Manoel do Carmo Chaves, conhecido como professor Maneca.

O fim de semana contou ainda com mais 12 bandas e blocos de rua que aconteceram em diferentes bairros da cidade, todos com apoio da Prefeitura de Manaus.​ Todos os eventos são gratuitos e acontecerão até março, totalizando 110 bandas e blocos.​ A programação completa ​das bandas e blocos da cidade ​está disponível no ​p​ortal Viva Manaus.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto tem investido nessas manifestações culturais que também se refletem no turismo da cidade. Manaus tem tudo para ser um grande destino turístico e o carnaval é um grande vetor desse desenvolvimento”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula​.

Além de apoiar os eventos, a prefeitura realiza a Campanha de Combate ao Abuso, à Exploração Sexual e Trabalho Infantojuvenil e sensibilização contra o abuso e o assédio de mulheres no Carnaval.

— — —

Texto: Mônica Figueiredo / Manauscult