Notícias

Batalhão Ambiental e Semmas reforçam parceria para atuação conjunta

A Prefeitura de Manaus terá reforçado, este ano, o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar nas diversas ações de controle e fiscalização ambiental realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Na manhã desta quinta-feira, 2, o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, e o subcomandante da corporação, major Luiz Alberto Passos Navarro, se reuniram para dar início às tratativas que resultarão no reforço às ações conjuntas realizadas pelas duas instituições.

 

Para Nelson, um dos principais focos dessa atuação deve ser o reforço à segurança nos parques e unidades de conservação municipais, principalmente no que se refere à prevenção de infrações ambientais e à garantia da conservação desses espaços. Segundo ele, as parcerias entre os órgãos de controle e fiscalização ambiental são importantes à medida em que garantem maior efetividade no atendimento às demandas do dia a dia.

 

“Temos situações como, por exemplo, a do parque urbano municipal Ponte dos Bilhares, gerido pela Semmas, onde recebemos um grande fluxo de visitantes, pessoas que praticam esportes e turistas, que certamente se sentiriam mais seguros com a presença da corporação no local”, afirmou o secretário, lembrando que o parque conseguiu reduzir a incidência de furtos no local. Outra situação enfrentada diz respeito à segurança do Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, no Distrito Industrial 2, onde foram registrados roubos de animais silvestres no ano passado.

 

O major Luiz Navarro destacou a importância da parceria e lembrou que, além do trabalho de policiamento ostensivo, 24 horas, o Batalhão de Policiamento Ambiental também possui um núcleo de Educação Ambiental que desenvolve atividades nas escolas públicas e particulares, e pode estender o trabalho para os espaços protegidos da Prefeitura de Manaus, em conjunto com a Divisão de Educação Ambiental (DIEA) da Semmas.

 

A visita foi acompanhada pela subsecretária de Meio Ambiente, Aldenira Queiroz, e a tenente Nádua Oliveira Moura. Nesta sexta-feira, 3, o secretário Antonio Nelson participa da solenidade de troca de comando do Batalhão Ambiental, que acontecerá às 9h30, na sede da corporação, no bairro Alvorada.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse