Notícias

Bandas da Bica e Difusora arrastam multidão para ruas do Centro de Manaus

A avenida Eduardo Ribeiro e a rua 10 de julho, no Centro de Manaus, foram ocupadas por milhares de foliões na tarde deste sábado, 18, durante as bandas de Carnaval da Difusora e da Bica. As festas entraram pela noite com diversas atrações musicais, irreverência e tradicionalismo e atuação da prefeitura em vários serviços.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, prestigiou as bandas que recebem apoio do órgão. “Entendemos a importância que esses eventos possuem e é por isso que a Prefeitura de Manaus está preservando, cada vez mais, essa tradição de trazer as pessoas para o Centro. Essa é uma preocupação do prefeito Arthur Neto que, inclusive, vê nas nossas bandas de carnaval um potencial turístico, além de reforçar a tradição cultural”, comentou o diretor.

 

E para aproveitar as mais de oito horas de folia, o público chegou cedo. Às 16h, as tradicionais marchinhas de carnaval já comandavam o agito. Aproveitando a festa na Banda da Difusora, Tayane Ferreira, disse que costuma chegar no início para aproveitar os shows. “É o terceiro ano que venho acompanhando meu esposo que curte muito carnaval. Chegamos no início para aproveitar a festa com tranquilidade”, comentou.

 

Sensibilização

Em meio a brilho, confetes e serpentinas, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) levou para as duas bandas a Campanha Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes no carnaval 2017. A ação promove o combate à violação de direitos de crianças e adolescentes, no intuito de manter no período carnavalesco a proteção integral.

 

Cinquenta servidores distribuíram material gráfico como ventarolas, faixas e cartazes com o slogan “Vamos Quebrar o Silêncio”, além da realização de abordagem conforme a portaria 001/2016, do juizado da Infância e da Juventude Cível que proíbe a entrada e permanência de menores de cinco anos em bandas e blocos e locais públicos onde houver eventos carnavalescos. Crianças acima de 5 até 14 anos somente poderão participar dos eventos acompanhados dos responsáveis, conforme o Diário Oficial de Justiça Eletrônico, publicado no dia 19 de janeiro.

 

“É uma preocupação nossa desenvolver essa campanha o ano inteiro, mas intensificando neste período porque encontramos muitas crianças em situação de trabalho infantil ou de violação de direitos. O prefeito Arthur Neto, desde o início da gestão, tem se mostrado sensível à causa e nós contamos com os Conselheiros Tutelares, Juizado de Menores, Ministério Público, Promotoria da Infância e Juventude, Defensoria Pública, Policia Militar e outros parceiros para nos ajudar nesse trabalho que tem uma importância muito grande para a infância e juventude”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

 

Existem três canais para que a população denuncie a violação de direitos de crianças e adolescentes: o Disque Direitos Humanos – 0800 092 1407, Disque Denúncia 0800 092 1407 e Disque Direitos Humanos Nacional -100.

 

Trânsito

Para a realização das Bandas da Bica e Difusora, no Centro, aproximadamente 100 agentes de trânsito estão envolvidos na missão de monitorar as vias interditadas e seus entornos. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) orienta que o tráfego para veículos só será liberado após a dispersão do público.

 

As vias interditadas são a Avenida Eduardo Ribeiro, entre as ruas 24 de Maio e 10 de Julho, para a realização da Banda da Difusora; a Rua 10 de Julho, entre as avenidas Eduardo Ribeiro e Getúlio Vargas, para a Banda da Bica; e as ruas Tapajós, entre a Ramos Ferreira e 10 de Julho, Dona Libânia e Marçal.

 

Mais carnaval

Neste domingo, 19, mais duas bandas tradicionais serão realizadas: a da Bhaixa da Hégua, no Educandos, a partir das 16h, e do Boulevard, a partir das 8h. Os eventos também recebem o apoio da Manauscult. A programação do Carnaval de Rua 2017 teve início no dia 12 de fevereiro e segue até o dia 12 de março, e pode ser conferida na íntegra aqui: bit.ly/carnavalderuamao.

 

Fotos: Márcio James / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskPf3QZh

 

Assessoria de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult): 92 3215-4613

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse