Notícias

Balanço da Defesa Civil aponta 300 ocorrências no período chuvoso

Em meio ao enfrentamento ao novo coronavírus, causador da Covid-19, com a Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública decretados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e ao período de anormalidade em decorrência das fortes chuvas, a Casa Militar de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, já atendeu, aproximadamente, 300 ocorrências registradas pela Central de Emergência 199, no período de 23/3 a 3/4. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 3, pelo Departamento de Operações do órgão.

 

Balanço 12.03.20. Defesa Civil - Prevenção e alertas para comunidades

 

Conforme o balanço apresentado, as maiores incidências foram deslizamentos, desabamentos e riscos de desabamentos, com maior concentração nas zonas Norte e Leste da cidade. Em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) foram inseridas no Programa de Auxílio-Aluguel cerca de 100 famílias residentes em áreas de risco muito alto, com prioridades de remoção imediata.

 

“A Defesa Civil de Manaus sempre trabalha a parte preventiva, como determinado pelo nosso prefeito Arthur Neto, e em cima dessas atividades, atualizamos e verificamos o balanço das ocorrências dos últimos dez dias. Nesse balanço, a gente detectou 300 ocorrências registradas, destacando-se 100 situações de deslizamento, 64 de desabamento, e 62 de risco de desabar”, informou o secretário-executivo da pasta, Cláudio Belém.

 

Belém também ressalta que a Defesa Civil de Manaus, mesmo ao enfrentamento da pandemia, continua com os atendimentos emergenciais, monitoramentos das áreas de risco e a Central de Emergência 199, durante 24 horas. “Continuamos nossas ações emergenciais com todos os equipamentos necessários e tomando todas as medidas preventivas para a segurança dos servidores”, ressaltou.

 

Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

 

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

 

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo “Prevenção”, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou, acessarhttp://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados. Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

 

Texto – Janaina Karla / Defesa Civil

Foto – Divulgação / Arquivo Defesa Civil

Disponíveis em – https://flic.kr/p/2iDDfE1

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse