Bairro da Glória recebe o projeto Faixa Liberada

Mais de 500 pessoas participaram do lançamento da Faixa Liberada na Orla da Glória, na zona Oeste. A programação foi realizada na noite de quarta-feira, 28/6, no Prosamim do bairro. Além da área livre para caminhada, corrida e passeios, os moradores puderam aproveitar o ”aulão” de aeróbica e ritmos, futebol de “travinha”, tênis de mesa, práticas de jiu-jítsu e pula-pula. As atividades serão realizadas todas as sextas-feiras (a partir da próxima semana), às 19h, no local.

O Projeto Faixa Liberada é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e ganhou espaço no dia a dia da população. “Estamos hoje dando início à Faixa Liberada da Glória. À pedido do prefeito Arthur Neto estamos trazendo a estrutura da Prefeitura de Manaus para o bairro, a fim de promovermos o bem-estar da comunidade. Nós estamos muito felizes com essa grande participação dos moradores, que ganham em lazer e qualidade de vida agora”, declarou o secretário da Semjel, Mário Barros.

Um dos idealizadores do projeto de aula de dança que é realizado no local, Elton Viana contou como o projeto começou. “A ideia surgiu após a orla ser inaugurada. Demos início aqui a um “aulão” de dança para que as pessoas pudessem conhecer a orla. E deu certo. Tanto que iremos continuar com os aulões às segundas e quartas, mas  e às sextas-feiras as atividades terão a estrutura da Faixa Liberada e serão gratuitas para a comunidade”, disse.

Acompanhando o filho Kaio Verçosa, 8, que possui má-formação congênita, Gabriela Verçosa, 27, afirmou que não há limitações para quem quer se divertir, inclusive para o filho. “Vai ser bom termos essa opção de lazer para a nossa comunidade. Não há limite para quem quer brincar. Nunca vi meu filho tão feliz como hoje”, contou.

Participando da aula de jiu-jítsu, Vitor Silva, 17, destacou a felicidade com a Faixa e ressaltou que os moradores não tinham muita opção de atividades antes na área. “Agora temos opções de esporte. Os aulões de jiu-jítsu, por exemplo, vão beneficiar muito as crianças, inclusive na educação”, destacou.

Histórico

O Projeto Faixa Liberada foi implantado em 2010 pela Prefeitura de Manaus, surgindo com a pista liberada para atividades na Ponta Negra, na zona Oeste. Aos poucos, o projeto foi expandido para outras zonas da cidade, ocorrendo hoje em mais cinco pontos: Cachoeirinha, Parque das Garças, Conjunto Viver Melhor, São José e agora na Glória.

Além da pista fechada para caminhada e corrida, a prefeitura oferece aulão de aeróbica, suporte para patinação, tênis de mesa, pula-pula, basquete de rua e futebol de “travinha”.

Horários e locais

– Cachoeirinha: às terças-feiras, de 18h às 20h;

– Ponta Negra: às quartas-feiras, de 18h às 20h e aos domingos de 6h às 12h;

– Parque das Garças: às quintas-feiras, de 18h às 21h;

– São José: às quintas-feiras, de 18h às 20h;

– Conjunto Viver Melhor: às sextas-feiras, de 18h às 20h.

Orla da Glória: às sextas-feiras, de 19h às 21h.

Texto: Fábio Leite

Fotos: Mauro Smith/ Semjel

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskXPPv27

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): (92) 98842-1436 / 3248-8706