Notícias

Bairro Colônia Antônio Aleixo recebe mutirão de Atendimento Dermatológico

Moradores do Bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, receberam na manhã deste sábado, 4, o Mutirão de Atendimento Dermatológico, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com o Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan).

 

A ação aconteceu na Escola Municipal Padre João D’vires, e fez parte da mobilização global pelo Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado todo o ultimo domingo do mês de janeiro. Foram oferecidos exames de pele e consultas dermatológicas, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, e vacina contra febre amarela e HPV, para adolescentes.

 

“Fico feliz com iniciativa de aproximar os profissionais da gente e poder facilitar nosso acesso a exames, pois eu perdi um irmão, há aproximadamente três anos, por não ter dado atenção ao tratamento, e hoje eu estou aqui junto com um sobrinho para realizar meu teste”, afirmou com lágrimas nos olhos e voz trêmula a auxiliar de saúde Raimunda Barroso, 62.

 

Segundo a Chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, Eunice Idelfonso, atualmente as 240 unidades da Rede Municipal de Saúde, distribuídas em todas as zonas da cidade, contam com profissionais que atuam em ações educativas, acolhimento, suspeição, diagnóstico e tratamento da hanseníase.

 

”Essa semana demos visibilidade maior ao tratamento e prevenção a Hanseníase, porém quem precisar fazer exames dermatológicos, tirar duvidas ou buscar orientações, pode se dirigir a qualquer unidade básica de saúde que será atendido”, afirmou Eunice.

 

Sobre a doença

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo parasita Mycobacterium leprae, conhecido como bacilo de Hansen. A transmissão se dá quando uma pessoa doente elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros. A maioria das pessoas infectadas não manifesta a doença por ter defesa no organismo.

 

Entre os principais sintomas da hanseníase estão manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade.

 

Texto: Dario Sampaio / Semcom

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskTSJKht

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse