Notícias

Avanços da rede municipal de ensino são apresentados na Virada Sustentável

A Prefeitura de Manaus participou do segundo dia da  5ª edição da Virada Sustentável, realizada na praça Heliodoro Balbi, popularmente conhecida como praça da Polícia, Centro. Alunos e professores da rede municipal de ensino, bem como representantes da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), das Ocas Ambientais do Conhecimento, coordenadas pela  Secretaria Municipal de Educação (Semed), demonstraram algumas ações na área de educação pública.

 

Avanços da rede municipal de ensino são apresentados na Virada Sustentável

 

A Semed foi o único órgão da rede pública de ensino do Estado do Amazonas convidada pela coordenação do evento para demostrar seus feitos na área  da educação pública. A secretaria ficou responsável de trabalhar o objetivo 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações unidas (ONU), que é educação de qualidade.

 

A ação está ligada ao projeto Caminhão Conhecendo os ODS, que tem como foco mostrar, de forma prática, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e como eles podem colaborar para uma cidade melhor para todos.

 

O evento serviu para mostrar o que a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, vem desenvolvendo no ensino público municipal, com dados e amostragens, baseados em percentuais e comparativos de resultados de anos anteriores, além de projetos na área de robótica, como o Projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim).

 

Os avanços do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a diminuição do abandono escolar, a quantidade de alunos atendidos pela rede municipal, além da ampliação na quantidade creches, construídas na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, foram trabalhados em baners.

 

A Semed também apresentou ao público presente, o trabalho realizado na educação indígena, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação ambiental e sustentável e ainda na formação continuada de seus educadores.

 

“Saímos da vigésima primeira posição em 2013 e hoje somos a nona  capital do Brasil com o melhor Ideb. Queremos continuar avançando no processo educativo. Hoje o abandono do ensino fundamental é 1,1 e isso é graças ao trabalho de uma grande equipe, e também do compromisso da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. A nossa rede é a terceira maior rede do País, isso em quantidade de alunos e escolas. A gente tem muito mais coisa a mostrar, por isso, estamos muito honrados pelo convite em participar da Virada Sustentável”, destacou a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo.

 

Ela também ressaltou o trabalho voltado à educação ambiental realizado pela Semed, tanto formal quanto informal. “Quando a gente fala sobre trabalhar a educação inclusiva, a gente fala no trabalho de fato sustentável. E a nossa rede tem um trabalho muito forte com a educação ambiental, em parceria com Vara do Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça do Amazonas, nós trabalhamos com engajamento familiar  colaborativo nas famílias“, frisou.

 

Para a coordenadora das Ocas Ambientais da Semed, Gina Gama, foi uma honra para a secretaria participar de uma iniciativa como a Virada Sustentável, e apresentar o trabalho da rede municipal de ensino e as conquistas obtidas no setor.

 

“Este convite nos deixa muito honrados e ao mesmo tempo faz  aumentar a nossa responsabilidade em relação a educação de qualidade, almejada pelo prefeito Arthur  Neto e pela secretária Kátia Schweickardt”, completou.

 

 

Iniciativa

A Virada Sustentável conta com patrocínio da Whirlpool Corporation, e em Manaus, a programação é organizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e um conselho criativo formado por 57 organizações.

 

Os objetivos   trabalham temáticas como:  como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico sustentável, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões sustentáveis de consumo e de produção, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, sociedades pacíficas, justas e inclusivas e meios de implementação.

 

— — —

 

Texto – Emerson Santos / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse