Notícias

Atletas Ricardo Libório e Murilo Bustamante participam do projeto ‘Jiu-jitsu de Olho no Futuro’

Manaus receberá neste sábado, 8/6, dois grandes nomes das artes marciais e do jiu-jitsu mundial, os atletas Ricardo Libório e Murilo Bustamante, o “Murilo Rio”, discípulos de Carlson Gracie – um dos maiores mestres do esporte no mundo. Com o apoio da Prefeitura de Manaus, os atletas estarão participando do projeto “Jiu-Jitsu de Olho no Futuro”, onde darão palestras em busca de promover o desenvolvimento humano, educacional, cultural, social e esportivo para alunos da rede municipal de ensino.

 

 

O evento será realizado às 14h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, Compensa, zona Oeste. A ideia é realizar uma aula de jiu-jitsu e, ao mesmo tempo, promover um bate-papo entre os lutadores e os adolescentes sobre o esporte e anti-bullying, além de ensinar algumas técnicas de posições e brincadeiras interativas das artes marciais.

 

“Fiquei muito feliz em receber o mestre Ricardo Libório em meu gabinete para falar sobre o evento. É uma bela iniciativa e que faço questão de estar presente. Pratiquei jiu-jitsu e o esporte está cada vez mais forte e sendo disseminado em todo o mundo. Tenho orgulho de fazer parte dessa história”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto, durante encontro com um dos palestrantes na noite da quarta-feira, 5.

 

De acordo com Ricardo Libório, uma das principais propostas do evento é ressaltar a importância do jiu-jitsu e inserí-lo como uma ferramenta de educação para o desenvolvimento do caráter e funções sociais do indivíduo, especialmente, das crianças e dos adolescentes.

 

“Respeito, disciplina, autocontrole e aceitação da diversidade são apenas alguns valores ensinados nas aulas”, destaca o atleta, que é apontado como o primeiro professor a ministrar o Brazilian Jiu-Jitsu na Universidade da Flórida Central, em Orlando, considerada a segunda maior dos Estados Unidos.

 

Ricardo adianta que o evento vai servir para que novas parcerias sejam firmadas. “Vamos propor para a Prefeitura de Manaus a abertura de um convênio entre a University of Central Florida (UCF), para a realização de cursos de inglês, mas estamos estudando a melhor forma de viabilizar a logística dessa parceria”, observa.

 

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destaca que todas as iniciativas voltadas para estimular e desenvolver o aluno integralmente são bem-vindas e se somam às propostas do prefeito Arthur Virgílio Neto para a rede municipal de ensino. Segundo ela, a relação educação e esporte é importante, não apenas por auxiliar no desenvolvimento cognitivo, social, de habilidades, mas também por contribuir com a formação do caráter dos estudantes.

 

“Várias habilidades são desenvolvidas por meio do esporte e quando aliado à educação promove transformações significativas. Essa palestra irá trabalhar o jiu-jitsu e valorizar bons alunos, além de focar na questão da disciplina, responsabilidade e valores importantes para o desenvolvimento pleno de nossas crianças e adolescentes”, avalia a secretária.

 

O projeto “Jiu-jitsu de olho no futuro” tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, educacional, cultural e psicológico de crianças e adolescentes e visa a integração social e esportiva da comunidade. O projeto é realizado pela Pitauá Publicidade, com o apoio da Prefeitura de Manaus, Mercure Hotéis, Transire Eletrônicos e Mamute.

 

 

Ricardo Libório

 

Antônio Ricardo Jardim Libório nasceu em 13 de julho de 1967, no Rio de Janeiro. Sua carreira nas artes marciais se iniciou quando ele ainda era uma criança, no judô. Iniciou no jiu-jitsu um pouco mais tarde, quando já era um adolescente na academia de Carlson Gracie, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Sob a orientação do grande mestre Carlson Gracie, Ricardo Libório floresceu no jiu-jitsu, ganhando inúmeras competições e começou a ter destaque no esporte. Libório recebeu o faixa preta de Carlson Gracie em 1993, aos 26 anos. O primeiro campeonato mundial de jiu-jitsu de Ricardo Libório foi em 1996, onde ele conquistou medalha de ouro contra um adversário mais pesado, naquela época foi considerado um dos faixas pretas mais técnicos, devido a sua grande habilidade e conhecimento de jiu-jitsu.

 

 

Murilo Bustamante

 

Murilo Bustamante é um dos poucos grapplers que podem ser chamados de mestres em Brazilian Jiu-jitsu. Além de ser faixa preta do lendário Carlson Gracie, Bustamante ganhou inúmeros títulos mundiais. Embora Bustamante possua habilidades incríveis no chão, possui uma base sólida de boxe, tornando o seu jogo no octógono muito eficiente. Seu currículo inclui impressionantes vitórias sobre Jerry Bohlander, com uma Mata-leão, Ikuhisa Minowa, Ryuta Sakurai (duas vezes), Dave Menne (luta na qual ele ganhou o cinturão dos médios do UFC) e o, na época líder do ranking dos médios, Matt Lindland (até então invicto).

 

Fotos – Mário Oliveira/Semcom e Acervo pessoal

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse