Atividades diversas encerram a Semana da Pessoa com Deficiência

O encerramento da programação da Semana da Pessoa com Deficiência da rede municipal de ensino aconteceu, na tarde desta segunda-feira, 28/8, com o 3° Workshop da Educação Especial e Inclusiva, e premiações da 6ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), no Manaus Plaza Shopping, zona Centro-Sul.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no período de 21 a 28 de agosto, desenvolveu uma série de atividades como palestras, oficinas, jogos, corridas e workshop, voltados para discussões de temas destinados à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), debates sobre as legislações vigentes, além de promover momentos de esclarecimento e formação de opinião com o intuito de combater o preconceito. As ações tiveram como público-alvo os alunos das redes públicas municipal, estadual e privada de ensino, instituições parceiras, bem como educadores, família e sociedade como um todo.

Para a subsecretária da Semed, Euzeni Trajano, a ação, que faz parte do calendário da rede, encerrou de forma positiva e contou com o envolvimento dos alunos e familiares. “Essa foi uma semana repleta de atividades, onde foi trabalhada de forma concreta a inclusão, envolvendo a família, os alunos e professores”, comentou a subsecretária.

Durante o encerramento, alunos inclusos em escolas de ensino regular apresentaram, no 3° Workshop da Educação Especial e Inclusiva, projetos desenvolvidos dentro de sala de aula com a orientação dos professores, como: jogos pedagógicos, pinturas, dança, a vida dos dinossauros, trabalhos de leitura e interpretação de textos, a matemática por meio do esporte, contos de fada; formas geométricas e robótica. Esta última foi apresentada pelos alunos da Sala de Recursos da Escola Municipal Presidente João Goulart, bairro Santa Etelvina, zona Norte. “Esse trabalho é interdisciplinar, envolvemos todas as disciplinas, foi um trabalho desafiador e proveitoso. A robótica é algo atrativo e inovador e chama muita atenção das crianças. Eles confeccionaram todos os carrinhos e é um projeto que vai poder ser utilizado por todos da escola”, explicou Sueli Souza, professora da Sala de Recurso.

Outro trabalho que chamou atenção foram os quadros pintados com o pé pela aluna, Ana Carolina Amorim, 14, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Paulo Graça, no Parque da Laranjeiras. A estudante teve paralisia cerebral, devido a complicações durante o parto, que afetaram os movimentos dos membros superiores e a fala. “Quando nós descobrimos a deficiência dela, ficamos preocupados em como seria a nossa vida e principalmente a dela, mas procuramos sempre tornar a vida dela igual a de qualquer criança e a escola tem contribuído com isso”, afirmou Ivone da Costa, mãe da estudante.

Premiação
Ainda durante o encerramento,  os alunos que participaram da 6ª edição dos Javaas, que tem como objetivo principal estimular a participação dos estudantes com deficiência, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão, foram premiados com medalhas e troféus.

De acordo com a gerente da Educação Especial (GEE) da Semed, Reni Formiga, as atividades com pessoas com deficiência não acabam com o encerramento da semana. Ela destacou que ao longo de todo o ano letivo são desenvolvidas ações voltadas para esse público, como formações, assessoramentos, dentre outras. “A próxima atividade da rede voltada para alunos da Educação Especial é o projeto de Produção de Texto, programado para esse segundo semestre”, informou Reni.

Texto: Érica Marinho / Semed

Fotos: Lton Santos / Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm1YYkYG

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054