Atividade física e de meditação são realizadas pela prefeitura na Ponta Negra
Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Coroado, na zona Leste, promoveram na manhã desta quarta-feira, 10/7, atividade física e de meditação no Complexo Turístico da Ponta Negra.
Como parte das ações de Promoção da Saúde e das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação teve como público-alvo os integrantes do grupo de atividade física da UBS Ivone Lima.
De acordo com a profissional de Educação Física da UBS, Sílvia Borges, a atividade na Ponta Negra é uma das ações programadas durante o ano no atendimento aos usuários dos serviços oferecidos na Unidade de Saúde.
“O grupo de atividade física da UBS Ivone Lima já existe há cinco anos, direcionado para a prevenção de doenças e promoção da saúde, e, além do trabalho de rotina dentro da Unidade de Saúde, é importante proporcionar diferentes atividades para motivar o grupo. É uma forma de evitar o afastamento do paciente e estimular o convívio social, que é muito benéfico na prevenção às doenças”, informou Sílvia Borges, explicando que o grupo recebe pacientes encaminhados com indicação médica por questões como depressão, ansiedade, insônia e dores articulares.
Meditação
A prática de meditação no Complexo Turístico da Ponta Negra foi coordenada pela fisioterapeuta Joselaine Dantas, que também atua na UBS Ivone Lima, integrando a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
Sendo uma das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), que incluem 29 procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, a meditação é utilizada no atendimento aos pacientes na UBS Ivone Lima, auxiliando no tratamento convencional.
“A Unidade de Saúde mantém um grupo com a prática de meditação toda sexta-feira, com 18 a 20 pessoas, ajudando de forma coadjuvante no tratamento dos pacientes. São utilizadas várias técnicas de meditação, mas o foco é a respiração, permitindo que o indivíduo possa utilizar a técnica em casa ou outros locais, de acordo com a rotina de cada um, ajudando a melhorar problemas como ansiedade, insônia e estresse”, ressaltou Joselaine Dantas.
A maior procura para participação no grupo de meditação, informa a fisioterapeuta, é de pacientes com indicação de depressão, hipertensão arterial, dores crônicas e mulheres na menopausa. “A meditação não vai trazer a cura e nenhum paciente vai deixar o tratamento ou medicamento. Mas o principal resultado com a meditação é a melhora na qualidade de vida, favorecendo a harmonia do sistema mental, físico e espiritual”, destacou Joselaine Dantas.
A comerciante Maria Izete Cardoso, 58 anos, integra o grupo de atividade física da UBS Ivone Lima há quatro anos, duas vezes por semana, e começou este ano a participar do grupo de meditação. “Faço todo o acompanhamento médico e os exames de rotina na UBS, mas também não deixo de fazer a atividade física, mantendo o meu peso, e comecei a fazer meditação por causa de insônia e ansiedade. Tem muitos benefícios, estou dormindo bem, não estou mais com tanta preocupação e ansiedade, melhorou minha autoestima, e também ajudou a reduzir as dores que sentia nas pernas e as dores de cabeça”, afirmou Izete Cardoso.
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – José Nildo / Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmEZiap2
Notícias relacionadas

Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado em Manaus com programação na Ponta Negra

AVISO

Réveillon da Cidade reúne mais de 340 mil pessoas

Vacinação contra o HPV para meninos já está disponível nas unidades de saúde da Prefeitura

Unidades de Saúde são mobilizadas para escolha de novos conselheiros

Jorge Teixeira recebe Unidade Móvel de Saúde

Prefeitura começa a vacinar meninos contra o HPV

Ponta Negra tem alta de 18,6% em pedidos de eventos no ano de 2016

Manaus participa de pesquisa sobre HPV no Brasil

Prefeitura aponta queda da malária em principais locais de risco

SAÚDE – NOTA URGENTE

Banheiros públicos da Ponta Negra tem concorrência aberta para pessoas jurídicas

Prefeitura adere e lança Campanha Janeiro Branco, nesta sexta, 13

Prefeitura lança Campanha Janeiro Branco nesta sexta

Semsa divulga novo informe sobre o zika vírus

Manaus não registra febre amarela há 10 anos

Manaus adere ao movimento Janeiro Branco

Visa Manaus realiza operação de caráter educativo na Ponta Negra

Equipes de saúde da prefeitura visitam pacientes com leishmaniose

Prefeitura afasta risco de febre amarela em Manaus com vigilância e imunização

Policlínicas da rede municipal são habilitadas para o diagnóstico do câncer de colo uterino

Agendamento para castração de cães e gatos começa na segunda-feira, 23

Agentes de saúde começam a visitar domicílios para coletar dados da infestação do Aedes aegypti em Manaus

CCZ agenda castração de animais para o mês de fevereiro

Agentes da prefeitura atuam no levantamento de infestação do Aedes aegypti na capital

Semsa vai intensificar as ações de esclarecimento e diagnóstico da hanseníase

Equipe faz busca ativa para garantir Pré-Natal de baixo risco

Prevenção a doenças sexualmente transmissíveis será reforçada durante o carnaval

Programa de saúde itinerante é modernizado e inicia atendimentos de fevereiro

Mais de 28 mil recebem imunização contra febre amarela