Artes Cênicas

Focada na profissionalização e melhoria técnica dos artistas de Manaus nos segmentos de artes cênicas, como teatreiros, dançarinos, bailarinos, palhaços e acrobatas, entre outros, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Artes (ManausCulT) está promovendo, de hoje (16) até o dia 28 de abril, no Sesc/Centro e Centro de Artes e Educação São José III,  seminários de “Formação em Artes Cênicas” com a atriz amazonense Lis Nobre. A artista, que reside na Grécia, leciona cursos de teatro, clown, acrobacia aérea e treinamento do ator na Escola Andriani Marouli e Centro Olympiada de Zakynthos.

Os seminários serão oferecidos sempre pela manhã a partir das 9h e objetivam utilizar o caráter didático e pedagógico para fortalecer o trabalho dos artistas cênicos da cidade. Uma das principais metas da ManausCult é incentivar e promover a arte do teatro, circo e dança para  quase 80 artistas destes segmentos.

Ano passado, em parceria com a Escola Nacional do Circo, o projeto “Oficinas de Técnicas Circenses” foi um dos pontos de partida para o alcance destas metas. Também em parceria com a Funarte, a Prefeitura está realizando a “Oficina de Direção Teatral”, com o professor, ator e diretor Ribamar Ribeiro.

Das quatro atividades a serem desenvolvidas, a primeira é “Introdução ao Clown” no período de 16 a 18 de abril, no teatrinho do Sesc (Centro), de 9h às 12h. O objetivo deste seminário é trabalhar conceitos básicos da técnica, estabelecer os primeiros contatos com público e suas emoções pessoais. Além disso, visa também trabalhar a fragilidade, fracasso, exposição, jogo e imaginação.

O segundo seminário será de “Iniciação a Acrobacia Aérea”, atividade acontecerá dias 19 e 20 de abril, de 9h às 13h, no Centro de Artes e Educação S. José III,na zona Leste. As técnicas a serem trabalhadas serão de equilíbrio, torções e inversões e nós em partes específicas do corpo, beneficiando-o com força, elasticidade e consciência corporal, adquiridos pelos praticantes a cada sessão.

Depois, será a vez do seminário “A técnica da técnica – Introdução Prática aos princípios de Antropologia Teatral” dias 22 e 23 de abril, de 9h às 12h, no Teatrinho do Sesc-Centro. A proposta é apresentar os princípios da Antropologia Teatral tais como o do equilíbrio precário, equivalências, ritmos, omissão, oposição, uso das mãos, pés, rosto,olhos, energias, o corpo e a mente dilatada  por meio de exercícios práticos aprendidos diretamente com o criador da Antropologia Teatral Eugenio Barba, em seminários do Odin Teatret na Europa.

De 26 a 28 de abril será oferecido o seminário “O Teatro de Rua – O teatro do Intercâmbio, das Circunstâncias e do Efêmero”. A ideia é trabalhar diferentes propostas de jogos cênicos e adequá-las às circunstâncias do espaço público. Além disso, elementos circenses e musicais adequados à rua, noções práticas de arquitetura para o espetáculo e projeção cênica e cenográfica para rua.

Estas quatro atividades serão oferecidas gratuitamente aos interessados e as inscrições já estão abertas na sede da ManausCult, na avenida André Araújo, 2767, Aleixo.

Lis Nobre

Lis Nobre (32) é brasileira, natural do Amazonas. Formada em teatro no Centro Cultural da Universidade de Buenos Aires “Ricardo Rojas” em 2003 e em cursos livres e seminários com diversos mestres renomados, entre eles Eugenio Barba (Odin Teatret-Dinamarca), Claudio La Câmera (Teatro Proskenion-Itália), Noberto Presta (Itália), Guillermo Angelelli (Argentina), Augusto Boal e Amir Haddad (Brasil).

Artista duas vezes contemplada no programa de Difusão e Intercâmbio do Ministério da Cultura para participação em programas de estudo na Europa com Odin Teatret na Itália, Alemanha e Dinamarca em 2007 e 2008. Proponente e Gestora do Encontro Internacional de Palhaços “Semana Interplanetária de Palhaços” em Belo Horizonte em 2008. Estudou Clown com Leris Colombaioni (Itália), Gardi Hutter (Suíça), Hillary Chaplain e Moshe Cohen (EUA), Cristina Marti, Chacovacci e Mario Kurbac (Argentina), Márcio Libar (RJ), Ricardo Pucetti (Lume-Campinas) e Ana Luíza Cardoso (RJ) e muitos outros. É membro do Coletivo de Palhaços de Belo Horizonte e da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Atuou em diversos shows de clown, festivais de teatro e encontros em mais de 11 países da América do Sul e Europa. Leciona sobre o clown e teatro desde 2004.

Atualmente leciona cursos de teatro, clown, acrobacia aérea e treinamento do ator na Escola Andriani Marouli e Centro Olympiada em Zakynthos, Grécia; integra o elenco do espetáculo AION  do grupo Helix Street Theatre de Atenas onde se aprofunda no estudo de Comédia Antiga. Sua visita ao Brasil se deve ao convite de participação no Encontro Internacional de Palhaços “Semana Interplanetária de Palhaços, em maio próximo, em Belo Horizonte.