Notícias

Arboriza Manaus realiza manutenção com replantio de mudas no conjunto Eldorado

Um ano após a realização do plantio de 45 mudas de árvores na praça da rua Portugal, no conjunto Eldorado, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a equipe do programa Arboriza Manaus, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, retornou neste sábado, 12/08, ao local para realizar uma ação de manutenção e reforço dos canteiros plantados em julho do ano passado.

 

Confirmando as estimativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a praça teve um índice de perda de mudas de, aproximadamente, 30%, de acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo, em exercício, da Semmas, Deyvson Braga. “Das 45 mudas plantadas inicialmente, perdemos apenas 15 e as demais seguem em bom estado de crescimento”, explica Deyvson, comemorando a conquista.

 

O trabalho realizado neste sábado foi a pedido da comunidade. A ação foi acompanhada pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, que realizou uma atividade de sensibilização junto aos moradores da área para que participassem do replantio e continuassem apoiando o trabalho de arborização, fazendo a rega das plantas e combatendo o vandalismo.

 

Segundo Deyvson, por se tratar de uma praça foram acrescentadas espécies frutíferas no plantio das 15 novas mudas. Com isso, a praça ganhou pés de acerola, manga e cacau. No trabalho de paisagismo, foram utilizadas 75 mudas de ixora média (espécie ornamental), para adornar os jardins.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destaca que as praças também são alvo da ação do Arboriza Manaus. “Juntamente com o plantio, procuramos envolver os moradores com as atividades de educação ambiental e fazer com que todos se tornem parceiros da Prefeitura de Manaus na missão de arborizar a cidade”, afirma Antonio Nelson. Lançado no ano passado, pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, o Arboriza Manaus já plantou, aproximadamente, 22 mil mudas de árvores na cidade.

 

TEXTO: Júlio Pedrosa/SEMMAS

FOTOS: Arleson Sicsú/ SEMMAS

DISPONÍVEIS EM: https://flic.kr/s/aHsm6oVk1n

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse