Aprovados no concurso e PSS da Semed começam a tomar posse

Os 92 professores e pedagogos aprovados em cadastro de reserva no concurso público de 2014 da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e os 284 profissionais do magistério selecionados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2016 começaram a tomar posse em seus cargos nesta sexta-feira, 20.

Os convocados pelo PSS têm até o dia 30 de janeiro para apresentarem a documentação exigida (item 16.4 do Edital nº 001/2016-Semed, publicado no DOM, de 19 de fevereiro de 2016). Estes profissionais atuarão na Educação Infantil e de 1º ao 5º ano, em escolas da zona Leste de Manaus e área ribeirinha.

Já no primeiro dia de posse, a movimentação foi grande na secretaria. Segundo a chefe da Comissão de Posse da Semed, Olívia Costa, após a entrega dos documentos, os aprovados já estão sendo lotados nas unidades de ensino onde vão atuar e começarão suas atividades em 1º de fevereiro.

“Aqui eles recebem o laudo para levar para Junta Médica e fazer os exames admissionais. Eles irão fazer os exames em exercício, uma vez que no dia 1º de fevereiro já começam a trabalhar. A lotação deles está sendo feita de imediato para que já saibam em qual escola vão atuar”, explicou.

Maria Luiza Albuquerque, 38 está entre as profissionais que tomaram posse nesta sexta-feira. Ela estava há três anos desempregada e comemorou a oportunidade de voltar a atuar em sua área de formação.

“Eu fiquei muito feliz porque é uma oportunidade de voltar ao mercado trabalho. Antes eu atuava em escola particular e infelizmente não era valorizada no salário, mesmo sendo pós-graduada. Aqui na Semed, pelo que sei, eles valorizam o salário dos servidores. Eu sou uma professora que me dedico e estou muito entusiasmada. Para quem estava desempregada há três anos dando somente aula particular, isso é um ótimo presente de começo de ano”, afirmou.

Os selecionados por meio do PSS vão ocupar vagas que surgiram pela aposentadoria ou desligamento de professores em vagas que não possuíam candidatos aprovados para o cadastro reserva do concurso público realizado em 2014.

Concurso de 2014

Os 92 aprovados em cadastro de reserva do concurso de 2014 deverão se dirigir à Gerência de Lotação da Semed até o dia 14 de fevereiro para tomarem posse. Ao contrário dos selecionados no PSS, eles só serão lotados após a entrega de toda a documentação e os exames admissionais realizados na Junta Médica.

“Os aprovados no concurso já estão vindo para pegar a relação dos exames necessários para a admissão e entregar os documentos. Eles só tomam posse quando já estiver tudo pronto, inclusive o laudo da junta médica, porque ocuparão um cargo permanente. Então eles precisam estar com a documentação completa. Eles têm um prazo de 30 dias para fazer isso, sendo prorrogáveis por mais 30”, explicou Olívia Costa.

Entre os aprovados no concurso foram convocados pedagogos que atuarão no assessoramento pedagógico das unidades de ensino e professores nas áreas de geografia, língua inglesa, língua portuguesa, artes, ensino religioso e história, que serão lotados em escolas da zona urbana e rural de Manaus.
Para mais informações, os aprovados podem entrar em contato com a Gerência de Lotação da Semed pelo 3632-2254.

Texto: Thiago Botelho

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054