Aposentados no ritmo da zumba para garantir a saúde do corpo e da mente

Movimento, alegria, suor e muita disposição. Esse foi o resultado da primeira aula de zumba que a Prefeitura de Manaus proporcionou aos aposentados e pensionistas do município nesta terça-feira, 15/8, nas dependências da Manaus Previdência. “Foi uma reivindicação dos próprios segurados e que conseguimos em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi)”, destacou o diretor-presidente da previdência, Silvino Vieira.

A partir da próxima semana, as aulas passarão a ser realizadas todas às quintas-feiras, das 9h às 10h. Nas terças permanece a aula de ginástica aos segurados, no mesmo horário. A aula de dança vem ampliar a diversidade de atividades que a previdência municipal oferece aos aposentados e pensionistas e a proposta é ampliar ainda mais esse leque de ações.

“Sempre buscamos atividades para a capacitação e qualidade de vida dos servidores. Com essa parceria, que ainda resultará em outros cursos, vamos estender essa atuação àqueles que já contribuíram para o serviço público e que hoje estão aposentados”, disse a diretora geral da Espi, Stela Cyrino. Ainda neste segundo semestre, outros três cursos devem ser oferecidos aos aposentados: inglês, informática e coral.

Experiente na aula de zumba, o professor José Maria Martins iniciou a aula em ritmo de avaliação para conhecer a limitação da turma. “A zumba pode ser aplicada em qualquer faixa etária, desde que se respeite o fôlego de cada um. É o que faremos aqui, pois nosso objetivo é melhorar a tonificação muscular sem deixar de mirar a melhoria na autoestima, na autoconfiança e na socialização dos integrantes”, explicou.

Bem-estar

Raimunda Frota, de 78 anos, foi a aluna mais longeva da aula desta terça-feira e uma das primeiras a se apresentar para a atividade. Ela seguia os movimentos do professor com a sapiência de proporcionar ao corpo somente aquilo que ele necessitava, nem mais, nem menos, apenas o suficiente. “Não sinto nenhum incômodo, graças a Deus. Acompanho a música no meu ritmo e isso me traz um grande bem-estar”, relatou.

Também foi com a expectativa de se sentir corporal e espiritualmente melhor que Cacilda Araújo, 63, aceitou o convite para praticar a zumba. Afastada das atividades oferecidas pela Manaus Previdência aos segurados devido a um problema nas cordas vocais, agora, recuperada, quer recomeçar a interagir com as colegas. “É uma sensação muito positiva que é impossível ignorar”, afirmou.

Como participar

Aposentados e pensionistas que quiserem participar da aula de zumba e de qualquer outra atividade oferecida pela Manaus Previdência ainda têm a possibilidade de fazê-lo. Há vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, no Setor de Psicossocial. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 3186-8000, das 8h às 17h. Confira os dias e horários das atividades oferecidas.

Atividades aos Segurados na Manaus Previdência

Atividade Dias Horário
Oficina da Memória Segundas e Quartas-feiras 8h às 9h30
Ginástica e Zumba Terças e Quintas-feiras 9h às 10h
Terapia em grupo Quartas-feiras 14h às 15h30
Cine PipocaPrev Segundas e Quartas-feiras 8h às 10h

Atividades em fase implantação
Coral*, Artesanato*, Informática e Inglês
(*) Atividades já oferecidas em 2016 e no primeiro semestre de 2017, atualmente em processo de renovação de parceria.

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom