Aposentados e pensionistas participam de Oficina de Ginástica e Dança

Servidores inativos do município decidiram inserir a prática de exercícios físicos nas atividades cotidianas. O objetivo é um só: melhorar o padrão de saúde estimulando o corpo ao movimento. O pontapé inicial da nova filosofia de vida começou na manhã desta terça-feira, 4/4, no prédio anexo à sede da Manaus Previdência, na primeira aula da Oficina de Ginástica e Dança.

“E diante da boa recepção da atividade por parte dos segurados, estamos pensando em oferecer orientações sobre saúde, começando pela alimentação. Vamos verificar a possibilidade de convidar uma nutricionista vir aqui, conversar com eles, para tratar sobre o assunto. Será um complemento a este novo estilo de vida que aposentados e pensionistas estão se propondo a ter”, disse o diretor-presidente da previdência municipal, Marcelo Magaldi.

A oficina tornou-se realidade a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). As aulas acontecerão duas vezes na semana, as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30. Conforme a assistente social Darla Gondim, ainda há vagas para a atividade e informações podem ser obtidas por meio dos telefones (92) 3186-8000 e 8027. “A recepção à ginástica foi muito positiva e esperamos contribuir para uma melhoria na qualidade de vida de cada um”, observou.

Professor com bastante experiência de exercícios físicos com público de todas as faixas etárias, Zacarias Nascimento deixou os alunos à vontade para cada um seguir a sequência e a intensidade dos exercícios de acordo com o seu ritmo. “Ninguém deve forçar além do que pode”, destacou, lembrando que o importante é colocar o corpo em movimento. “E esse público da terceira idade é maravilhoso, pois se empenha e valoriza o trabalho do professor e isso é muito gratificante”, disse.

A Oficina de Ginástica e Dança vem somar a outras três que a Manaus Previdência oferece aos segurados: Oficina da Memória, Artesanato e Canto/Coral, estas disponíveis desde o ano passado.

Mantendo a forma

Uma das alunas da nova atividade é a aposentada da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Judith Ferreira, 56. Em boa forma com os seus 48 kg, ela resolveu se exercitar para manter a boa forma, apesar de não ter tendência para engordar. “Há muito tempo não fazia ginástica e achei uma excelente iniciativa para nós, ex-servidores”, comemorou.

Foi para manter uma rotina de exercícios que a aposentada Neide de Oliveira Soares, 71, também resolveu aderir à Oficina de Ginástica e Dança. Praticante de modalidades similares em outras instituições, Neide está sempre em movimento e garantiu assiduidade às aulas. “Não podemos parar para o corpo não reclamar”, justifica.

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom