Aparecida recebe conscientização e coleta diferenciada nos becos do bairro

Mais uma lixeira viciada foi retirada pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira, 9/03, no bairro Aparecida, zona Sul da cidade. Além de limpar a área problemática, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) levou agentes de conscientização ao local e implantou mais um ponto de coleta diferenciada para atender às demandas dos becos que entrecortam o bairro.

Durante toda a semana, o bairro recebeu atividades de limpeza, conscientização e monitoramento das saídas dos becos. “Existem mais de 1.200 becos na cidade e, praticamente, toda saída de beco apresenta esse problema de lixeira viciada. Por serem locais de difícil acesso, a solução encontrada pela prefeitura é a puxação do lixo de dentro dos becos para a retirada imediata pelo coletor”, explicou Paulo Farias, secretário municipal de Limpeza Urbana.

Os moradores da Aparecida receberam orientações dos agentes de sensibilização e, durante a conversa, todos se mostraram interessados em ajudar a manter as ruas limpas. “Falamos sobre os horários de passagem dos carros coletores e sobre a melhor forma de acondicionamento do lixo. Para os moradores dos becos, orientamos a deixar o lixo no horário certo na porta de casa, pois, o gari vai entrar e puxar esses resíduos direto para o coletor todos os dias”, explicou Priscila Pontes, coordenadora da equipe de conscientização que percorreu o local.

Para Raimundo Otílio Pereira, morador do bairro Aparecida há 72 anos, a implantação dessa modalidade de coleta já está beneficiando o local. “Todos os dias o coletor já passava normalmente. Mas, os becos, realmente, traziam alguns pontos de acúmulo. Essa ação já trouxe uma mudança visível nas ruas. Espero que esse resultado continue”, comentou.

O aposentado José Maria, morador há 15 anos na rua Xavier de Mendonça, onde a Prefeitura de Manaus fez, recentemente, um deck de acesso às casas da orla e ao rio, exalta a presença pública no bairro e se compromete a ajudar a manter o local limpo. “Estamos às margens desse rio tão bonito. A população até pesca do deck construído agora. Já mobilizamos os moradores da rua para manter a lixeira comunitária limpa e seguir as orientações da Prefeitura para não convivermos mais com lixo espalhado”, disse.

Já Nelly Brito, que vive há mais de 50 anos no bairro, os becos são parte importante na vida das pessoas que passam pela Aparecida. “Temos casas históricas nesses locais. Os moradores transitam por eles a toda hora. É muito bom ver o poder público dando valor a essas ruelas. Hoje vimos o trabalho dos garis lá dentro e da conscientização porta a porta. Isso estimula a população a cooperar”, avaliou.

A coleta de lixo nos becos da cidade retira, em média, uma tonelada de lixo desses locais por dia.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014