>

Notícias Especiais

Antigo Vivaldão
Evolução das obras do estádio de Manaus.

Use o teclado ou mouse para navegar

A Arena da Amazônia Vivaldo Lima, ou simplesmente Arena da Amazônia, é um estádio de futebol localizado na cidade de Manaus, capital do Amazonas, mesmo local antes ocupado pelo Estádio Vivaldo Lima. A homenagem ao velho entusiasta do esporte amazonense, Vivaldo Lima, que havia no nome do estádio anterior, foi mantida no nome do estádio “Arena da Amazônia – Vivaldo Lima” para preservar a história do futebol local (Lei 3.966 de 9 de dezembro de 2013 publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas).130723184823-arena-da-amazonia---3d-horizontal-large-gallery

Use o teclado ou mouse para navegar

O estádio construído para ser utilizado como uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014 e foi inaugurado em 9 de março de 2014[4] . O arquiteto autor de seu projeto é Ralf Amann do escritório alemão GMP.

O custo de sua construção foi dividido em 25% para o Governo Estadual do Amazonas e 75% ao BNDES. A empreiteira Andrade Gutierrez foi a vencedora da licitação para a construção.

Em fevereiro de 2015, o estádio foi eleito o “2º melhor estádio do ano de 2014” pelo site inglês “Stadium DataBase” em uma enquete realizada por um júri selecionado pelo próprio site

Use o teclado ou mouse para navegar

Panorama do interior da arena à noite.

Use o teclado ou mouse para navegar

Com arquitetura inspirada na floresta amazônica que rodeia a cidade de Manaus, a Arena da Amazônia é um estádio totalmente novo, construído de acordo com premissas de sustentabilidade e localizado estrategicamente entre o Aeroporto Internacional de Manaus e o centro histórico da capital amazonense.

O estádio tem capacidade para 44.351 torcedores e conta com camarotes, elevadores, quatrocentas vagas para estacionamento subterrâneo, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, restaurante, sistema de aproveitamento de água da chuva, estação de tratamento de esgoto e ventilação natural para redução do consumo de energia.

Localizado entre as avenidas Constantino Nery, Pedro Teixeira e Loris Cordovil, no lugar antes ocupado pelo antigo Estádio Vivaldo Lima, a Arena da Amazônia fica ao lado do Sambódromo de Manaus, do novo Centro de Convenções do Amazonas e da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.

Use o teclado ou mouse para navegar