Notícias

Alunos de escola municipal alertam sobre os perigos do tabaco

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, a Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 31/5, um encontro na escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul de Manaus. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com a presença de representantes da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

 

 

 

Durante a programação, alunos da escola realizaram apresentações de teatro e de dança para lembrar os perigos da utilização do tabaco. Além disso, foram distribuídos certificados de honra ao mérito para pessoas que lutam contra a expansão do consumo do tabaco.

A chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Jeciclede Oliveira, contou que esse tipo de evento é desenvolvido desde o ano passado e tem como objetivo dar maior destaque às ações relacionadas a saúde. “Em 2018 foi quando surgiu a ideia de levarmos para todas as escolas a proposta da elaboração de cartazes pelos alunos, isso após todas as ações pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula. Os estudantes ficam muito estimulados a participar desse concurso.  É uma ação desenvolvida de forma muito positiva pelas escolas”, comentou.

O concurso de cartazes foi desenvolvido na DDZ Sul com estudantes de 6 a 14 anos. O grande destaque da premiação foi a escola municipal José Tavares Macedo, que levou os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares. A gestora da unidade Edenilza Serrão relatou que o crédito pelo sucesso é de toda equipe.

“Foi muito empenho da nossa equipe e tivemos apoio total do corpo docente. Os alunos trabalharam os efeitos que o tabaco tem na vida do ser humano. O que realmente acontece se você o utiliza. Os professores foram peça fundamental para que os alunos obtivessem esse sucesso”, disse.

Para Marília Muniz, que é responsável pela Coordenação Estadual de Atenção Oncológica do FCecon, o trabalho de prevenção, que é desenvolvido há mais de 20 anos no Estado do Amazonas, é fruto de parcerias entre educação e saúde.

“Esse projeto existe há mais de 20 anos e tem uma parte em que a FCecon vai todos os dias em escolas de ensino médio e fundamental falar sobre os fatores externos do risco do câncer, principalmente o tabagismo. Hoje, é o fruto de um trabalho que é realizado há muito tempo”.

Saúde na Escola
A assessora da gerência de Atividades Complementares e Projetos Especiais (Gacpe), Lourdes Souza, contou que desde 2019 a Semed começou a participar do Programa Municipal de Saúde Escolar, que desenvolve ações de prevenção ao tabagismo.

“O programa surgiu em parceria com a Semsa e a FCecon. Agora, neste primeiro semestre de 2019, foi implantado em algumas escolas da Semed o programa Saber Saúde, para que as atividades de prevenção sejam efetivadas. A partir do ano que vem, outras escolas farão parte do programa”, acrescentou.

Essa parceria, de acordo com a gerente de Promoção da Saúde, Francimara Lima, busca alertar as crianças e os adolescentes sobre o tabagismo. “O programa de Saúde na Escola tem como uma das ações a prevenção do tabagismo. Por meio dessas ações que enfrentamos situações e passamos informações para as crianças, ajudando a refletir e fazer as melhores escolhas nessa vida adulta”, pontuou.

Texto – Alexandre Abreu/Semed
Fotos – Cleomir Santos/Semed

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse