Alunos da Zona Leste terão aulas práticas de educação ambiental

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) – Instituto Soka lançaram, na manhã desta sexta-feira, 15/9, o Projeto Academia Ambiental. O projeto funcionará na sede do Cepeam, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus.

Na ocasião, aproximadamente, 80 alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Vicente Mendonça Junior, localizada no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte, e participantes do projeto Oca do Conhecimento Ambiental da Semed das unidades Norte, Leste e Puraquequara, visitaram as instalações e receberam orientações sobre meio ambiente, preservação e sustentabilidade.

O projeto terá duração de um ano, e está previsto para encerrar as atividades em setembro de 2018. Durante este período a expectativa é de receber, aproximadamente, 1 mil alunos por mês das escolas da Zona Leste. Antes da visitação ao espaço a equipe do Cepeam irá à unidade de ensino para explicar aos alunos como funciona o projeto.

“O fundamento do nosso trabalho são as pessoas e nós acreditamos que as crianças são de verdade o futuro de uma nação, por esse motivo investimos na educação e buscamos mostrar a elas que a natureza necessita de cuidado”, explicou o diretor-presidente do Instituto Soka, Edison Akira Sato.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, Socorro Duarte, a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama e o juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa),  Adalberto Carim, também participaram da visita.

Para Euzeni Trajano, as parcerias beneficiam ainda mais o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. “Essa é mais uma parceria que a Semed faz em busca de beneficiar os nossos alunos. O nosso objetivo é unir forças em prol das questões ambientais, do exercício da cidadania e trabalhar de fato uma educação mais humana”, salientou Euzeni.

Atenção

Os horários das visitações acontecerão no período da manhã, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 13h30, com duração de 2 horas. O ônibus irá buscar e deixar os estudantes na escola.

A aluna do 8° ano, Ana Karoline Froes, 12, ficou encantada com o local e disse que a aula prática de cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade envolve muito mais os estudantes. “Aprender sobre a natureza é muito importante e nesse local é muito válido, a gente presta muito mais atenção porque a explicação fica muito mais interessante e estamos aqui tocando nas árvores e nas plantas”, explicou Ana Karoline.

Texto: Érica Marinho / Semed

Fotos: Lton Santos/ Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm53taRt

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054