Notícias

Alunos autistas da rede municipal de ensino participam do Blue Day em atividade com cavalos

02.04.18 Alunos autistas participam do Blue Day em atividade com cavalos.
Como parte das atividades pela Semana Municipal do Autismo, alunos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, participaram nesta segunda-feira, 2/4 — Dia Mundial da Conscientização do Autismo —, do ‘Blue Day’. A atividade pedagógica proporcionou aos estudantes uma visita à Sociedade Hípica Nilton Lins, no bairro Flores, onde aproximadamente 100 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com os animais.

Ao longo da semana, outras atividades recreativas, esportivas e culturais serão realizadas como forma de integrar essas pessoas na sociedade e conscientizar sobre o assunto, diminuindo o preconceito em torno do tema. Para os estudantes, a visita ao local não foi apenas um simples passeio, como explicou o diretor da escola Helivan Dantas. “Nós trazemos os nossos alunos para fazer uma interação com os cavalos, porque é importante esse contato, já que é uma forma de proporcionarmos interação social, inclusão e atividades diversificadas”.

A administradora da Sociedade Hípica Nilton Lins, Dinah de Oliveira, destacou o trabalho realizada há alguns anos com a secretaria. “A vinda dessas crianças aqui na Hípica representa muito mais do que uma parceria, mas a conscientização e a integração com os animais e com as outras crianças, com o lugar que proporciona muito mais que uma diversão”, disse.

A psicóloga Jaqueline Aparecida Souza Rodrigues, 42, acompanhou o filho, aluno da 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Judson Moraes Souza da Silva, durante a visita. Para ela, proporcionar esse tipo de experiência é uma grande contribuição para o desenvolvimento desses estudantes. “Para mim é maravilhoso ver esse momento dele com os demais. Isso eles é excelente para a socialização, porque eles vivem muito no mundo deles. Esse passeio é a chance de sair e vivenciar outras coisas de fora do ambiente deles”, contou.

Outra mãe que aprovou a visita foi a comerciante Alcimary Moraes, 45. Segundo a responsável, seu filho Victor Judson Moraes, 18, aluno da 2ª fase do EJA, ficou muito animado com tudo que viu e a chance de estar com os animais e explorar o local. “Esse momento aqui é também uma atividade pedagógica, porque a escola junto com o aluno desenvolve algo muito mais do que ficar dentro de sala de aula. Eles têm que ver outras coisas, participar de outros eventos, por isso é muito importante tudo isso”, contou.

— — —

Texto: Paulo Rogério Veiga/Semed

Fotos: Lton Santos/Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmdmFPjh

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054 / 98842-1188

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse