Alunos de escola municipal acompanham jogo da Seleção Brasileira de Voleibol

Aproximadamente 40 alunos da Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, viveram um momento especial e inesquecível na manhã desta segunda-feira, 20/8. Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e que fazem parte do projeto social de voleibol da unidade, acompanharam o treino da Seleção Brasileira Voleibol Masculino, na Arena Amadeu Teixeira.

20.08.18 Alunos de escola municipal acompanham jogo da seleção brasileira de voleibol.

A seleção do Brasil está em Manaus para um amistoso com a equipe da Holanda, que acontece na noite desta segunda-feira, também na arena.

Os alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os jogadores do time brasileiro, fazem parte do projeto “Voleibol na Escola”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Federação Amazonense de Voleibol (FAV), e que oferece redes, bolas e uniforme para os treinos dos alunos.

O projeto tem a chancela da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e começou a ser desenvolvido em março deste ano. Os alunos têm aulas três vezes por semana, das 17h30 às 19h, e para participar devem ter bom rendimento escolar e frequência, sendo avaliados bimestralmente.

A meta da unidade é preparar os alunos para participar do Campeonato Amazonense Infantil e das seletivas para as Municipíadas de 2019. A diretora Cristiane Marques ressaltou o valor pedagógico e social do projeto. “O projeto é muito importante para esses jovens, porque a maioria ficava na rua no contraturno escolar, mas agora estão na escola. Com isso, é feito um trabalho de resgate de valores. O bairro Santa Etelvina ainda tem problemas sociais, mas hoje a escola faz a diferença a partir de projetos como esse”, mencionou.

O presidente da FAV, Tadeu Picanço, explicou que o projeto busca desenvolver o esporte na periferia de Manaus, proporcionando um ganho social para todos. “A grande meta do projeto é levarmos o voleibol para as pessoas que estão distantes do esporte. Surgiu a oportunidade de fazer a parceria com a CBV e montarmos núcleos de desenvolvimento em escolas públicas. Quem sabe podemos descobrir algum talento em um futuro breve para vestir a camisa do Brasil”.

A coordenadora do projeto na escola e professora de Educação Física, Juliana Lima Picanço, disse que a participação dos alunos é fundamental e ressaltou a chance de conhecerem de perto seus ídolos do vôlei nacional. “Para eles é uma emoção gigantesca de ter acompanhado esse treino. Quando avisei os alunos, eles choraram muito. Para mim é gratificante”, comentou.

Pela primeira vez praticando voleibol, a aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, Melissa Campos, 10, mostrou toda sua felicidade de participar do projeto e ter visto seus ídolos da seleção de perto. “O projeto é muito legal, todos se ajudam e a professora é como se fosse uma mãe. Foi muito bom ter esse contato com os jogadores, porque são uma inspiração. Pretendo seguir no vôlei, que é um esporte para o desenvolvimento físico e mental”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga/Semed

Fotos: Cleomir Santos/Semed