Prefeitura orienta sobre alteração no trajeto de linhas de ônibus

Para dar maior fluidez ao trânsito no centro da cidade, proporcionando ao usuário um ganho de 15 a 20 minutos no tempo de viagens, a Prefeitura de Manaus altera o trajeto, a partir desta quarta-feira, 16/5, das linhas de ônibus 216, 306, 307, 317, 321, 330, 430, 444 e 456, que deixarão de atender o Terminal da Matriz, Centro, retornando pela Praça da Saudade e passando, novamente, pelo Terminal de Integração 1 (T1), na avenida Constantino Nery, no sentido Centro-bairro.

Prefeitura orienta sobre alteração no trajeto de linhas de ônibus

Como opção do T1 para o centro da cidade, os usuários terão 13 linhas sendo sete troncais (ônibus articulados) e seis convencionais, que trafegam pelo corredor exclusivo de ônibus, a Faixa Azul, com intervalos que variam de 4 a 7 minutos.

Nesta terça-feira, 15/5, o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Franclides Ribeiro, esteve reunido pela manhã, na sede da entidade, no bairro Flores, zona Centro-Sul, com representantes de bairros cujas linhas de ônibus terão mudanças em seus itinerários. A reunião também contou com a presença do presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Rosivaldo Cordovil, e de empresários do setor.

Durante o encontro, o superintendente, juntamente com técnicos da SMTU, explicou os motivos das alterações nas linhas, além de destacar os benefícios da medida como diminuição do tempo de viagem e melhoria do trânsito na região do centro comercial. Outro ponto abordado pelo superintendente foi a necessidade de reengenharia do transporte público de Manaus visando a melhoria do serviço.

“É muito importante ouvir a comunidade e demandas da população em relação ao transporte coletivo, conforme orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto. A população precisa estar ciente de que estas mudanças são necessárias e, com o tempo, irão perceber as melhorias que irão ocorrer, especialmente em relação à redução do tempo das viagens”, frisou Franclides.

Para a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Lírio do Vale 1, Sílvia Pacheco, a reunião foi uma oportunidade para tirar dúvidas. “Iremos repassar tudo o que foi dito aqui para a comunidade e acompanhar as melhorias previstas”, disse Sílvia.

O vereador Rosivaldo Cordovil afirmou que a conversa foi uma oportunidade para ouvir a comunidade e, desta forma, evitar surpresas aos usuários do transporte público. “Quero parabenizar a SMTU que faz este importante papel de comunicar a população sobre as mudanças.  A Comissão de Transporte veio a esta reunião e irá acompanhar passo a passo estas alterações”, assegurou.

Texto: Alisson Castro/ SMTU

Foto: Divulgação / SMTU