Notícias

Refugiados recebem alimentos arrecadados em corrida solidária da Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus realizou na tarde desta segunda-feira, 17/12, a entrega de 5 mil itens de alimentos arrecadados durante a Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados. A entrega foi feita pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, no abrigo destinado a refugiados venezuelanos localizado no bairro Coroado, na zona Leste.

17.12.18 Refugiados recebem alimentos arrecadados pela prefeitura

 

A quantidade expressiva de alimentos, que incluem arroz, feijão, macarrão, café e leite, foi resultado das inscrições da atividade esportiva que aconteceu no último dia 9, no Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, e reuniu brasileiros e venezuelanos em torno de estimular a solidariedade no acolhimento dos refugiados.

 

“Já é tradição do nosso povo receber bem e, agora, nesse extremo momento de crise que vive nosso país vizinho, ajudamos da maneira que podemos e dentro do possível. Manaus já é um exemplo no acolhimento de refugiados e tornou-se referência no país por sediar a primeira iniciativa do tipo voltada aos refugiados”, observou Bisneto.

 

Todos os alimentos arrecadados na corrida serão destinados aos espaços de acolhimento administrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da sociedade civil, que abrigam 600 venezuelanos indígenas e não indígenas.

 

“Iremos destinar aos três abrigos que temos, nos bairros Coroado, Alfredo Nascimento e também na rua Tarumã, no Centro, além da instituição religiosa Caritas Diocesana, que também recebe venezuelanos”, informou o secretário da Semasc, Danízio Souza.

 

A Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados teve a participação da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e União Europeia. Foram mais de 2 mil participantes que percorrerem os cinco quilômetros da corrida.

 

Para o representante da Acnur, Sebastian Roa, a corrida foi um exemplo para que a sociedade entenda toda a questão de acolhimento aos refugiados. “A arrecadação desses alimentos é símbolo dessa solidariedade do povo amazonense. Essa doação é muito importante, porque é difícil estar dentro de um abrigo e é um grande desafio para essas pessoas estarem vivendo assim e se adaptarem. Foi um grande símbolo de acolhimento”, disse Roa.

 

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

 

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskKKwQzK

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse