Agentes levam mensagens de conscientização a moradores da Compensa 2, Petrópolis e Centro

Moradores dos bairros Petrópolis, na zona Sul, Compensa 2, zona Oeste, e do Centro recebem, nesta terça-feira, 31, agentes de conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). A ação das equipes nestas áreas dá continuidade à programação de educação ambiental da Prefeitura de Manaus na cidade.

Ao todo, 38 agentes de sensibilização e os Garis da Alegria vão percorrer as áreas, divididos em grupos para ampliar o alcance. No bairro de Petrópolis, o grupo de 15 colaboradores da Semulsp começou a ação pela Comunidade São Sebastião (Rua Rio Andirá), reforçando a importância do combate às lixeiras viciadas. “Esse bairro ainda sofre muito com a proliferação de lixeiras. A Semulsp limpa os locais, mas a reincidência ainda é grande. Por isso, há a necessidade de se intensificar a conversação direta com os moradores”, explicou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.

A ação consiste em orientação porta a porta, na qual os agentes de conscientização passam informações como os horários de passagem dos carros coletores, materiais que podem ser separados e entregues à coleta seletiva e a melhor forma de acondicionar o lixo doméstico, para evitar que ele se espalhe pelas ruas. “Essas pequenas práticas dão um enorme resultado na manutenção da limpeza da comunidade. E é isso que passamos aos moradores”, explicou Karen Coelho, agente de conscientização que atua no local.

Já no bairro da Compensa 2, a Rua 25 de Dezembro é o ponto de partida para a ação que envolve outros 15 agentes de sensibilização. No Centro, o foco é o comércio. Os Garis da Alegria percorrem a Rua Marechal Deodoro com informações regadas a humor e música. “É importante passar a mensagem, mas quando fazemos isso com alegria, a informação é bem mais aceita e assimilada”, ensina Alan Nascimento, membro do grupo.

Texto: Lilian D’Araujo

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014