Agentes comunitários participam de encontro para revisão de procedimentos na Atenção Básica

Agentes Comunitários da Saúde (ACSs) que atuam na zona Sul de Manaus participaram de um encontro nesta sexta-feira, 4/8, para a revisão do Procedimento Operacional Padrão (POP), utilizado na Estratégia Saúde da Família. No encontro também foi trabalhado o fortalecimento do repasse das informações sobre territorialização, mapeamento e cadastro de famílias.

O trabalho teve início na quinta-feira, 3/8, e envolveu um total de 294 agentes de saúde, divididos em quatro turmas, manhã e tarde. O grupo de ACSs trabalha em 49 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) na zona Sul.

O evento aconteceu no auditório do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), que coordena a programação. Também foram entregues kits de trabalho aos ACSs, com duas camisas, protetor solar, boné e prancheta. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que os encontros têm o objetivo de estreitar as relações entre a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com os profissionais que atuam diretamente em contato com a população.

“É um momento para a revisão de procedimentos que já são realizados na ESF e também para oferecer um espaço de escuta, ouvindo as dificuldades e problemas encontrados na rotina dos serviços”, informou Marcelo Magaldi.

Durante a série de quatro encontros, o Disa Sul reforçou ainda as informações sobre a avaliação externa do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), um programa federal que busca inserir, através das equipes de Atenção Básica, processos de trabalho que ampliem a capacidade de garantir maior acesso da população aos serviços e melhorar a qualidade de atendimento.

“Estamos aproveitando os encontros para relembrar algumas informações sobre o PMAQ e a importância do papel de cada ACS na melhoria da qualidade dos serviços. Os agentes de saúde têm uma função essencial no atendimento realizado na Atenção Básica e na Estratégia Saúde da Família, atuando como um elo entre a equipe e comunidade”, destacou o chefe da Divisão de Atenção em Saúde Sul (DIATS/Sul), enfermeiro Dario Aguiar.

Texto: Eurivânia Galúcio

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315