Notícias

Agentes comunitários participam de encontro para revisão de procedimentos na Atenção Básica

Agentes Comunitários da Saúde (ACSs) que atuam na zona Sul de Manaus participaram de um encontro nesta sexta-feira, 4/8, para a revisão do Procedimento Operacional Padrão (POP), utilizado na Estratégia Saúde da Família. No encontro também foi trabalhado o fortalecimento do repasse das informações sobre territorialização, mapeamento e cadastro de famílias.

 

O trabalho teve início na quinta-feira, 3/8, e envolveu um total de 294 agentes de saúde, divididos em quatro turmas, manhã e tarde. O grupo de ACSs trabalha em 49 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) na zona Sul.

 

O evento aconteceu no auditório do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), que coordena a programação. Também foram entregues kits de trabalho aos ACSs, com duas camisas, protetor solar, boné e prancheta. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que os encontros têm o objetivo de estreitar as relações entre a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com os profissionais que atuam diretamente em contato com a população.

 

“É um momento para a revisão de procedimentos que já são realizados na ESF e também para oferecer um espaço de escuta, ouvindo as dificuldades e problemas encontrados na rotina dos serviços”, informou Marcelo Magaldi.

 

Durante a série de quatro encontros, o Disa Sul reforçou ainda as informações sobre a avaliação externa do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), um programa federal que busca inserir, através das equipes de Atenção Básica, processos de trabalho que ampliem a capacidade de garantir maior acesso da população aos serviços e melhorar a qualidade de atendimento.

 

“Estamos aproveitando os encontros para relembrar algumas informações sobre o PMAQ e a importância do papel de cada ACS na melhoria da qualidade dos serviços. Os agentes de saúde têm uma função essencial no atendimento realizado na Atenção Básica e na Estratégia Saúde da Família, atuando como um elo entre a equipe e comunidade”, destacou o chefe da Divisão de Atenção em Saúde Sul (DIATS/Sul), enfermeiro Dario Aguiar.

 

Texto: Eurivânia Galúcio

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse