Equipes de limpeza orientam comerciantes para acondicionamento correto de lixo

Com o objetivo de alertar sobre a disposição do lixo que está sendo acondicionado de forma errada por parte de alguns comerciantes do Centro de Manaus, a Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 11/5, ações de conscientização com mais de 20 estabelecimentos comerciais de cinco ruas do local.

Equipes de limpeza orientam comerciantes para acondicionamento correto de lixo

Cerca de 15 agentes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp)  fizeram a sensibilização nas ruas mais movimentadas do comércio no Centro, conversando com comerciantes de restaurantes, bares e lanches, acerca da disposição do lixo.

“Nossas equipes de coleta nas ruas comerciais vêm tendo problemas com o lixo disposto pelos restaurantes. Como o acondicionamento de resíduos alimentares não tem sido feito corretamente, as sacolas são violadas por animais, frequentemente, dificultando a coleta. A limpeza do Centro de Manaus é prioridade para o prefeito Arthur Virgílio Neto, por isso, vamos buscar um entendimento com os comerciantes”, explica Fábio Araújo, coordenador do trabalho.

Em conversa com as equipes de conscientização, Julie Ortonis, gerente de um bistrô localizado na rua Dr. Moreira, elogiou o trabalho e acredita em melhorias por parte das lojas vizinhas. “Acho que esses problemas podem ser facilmente superados. Esse trabalho é um meio de mostrar à sociedade que todos podemos contribuir para um espaço mais saudável. Precisamos lutar para que as pessoas mudem os hábitos”, afirma.

As equipes ainda se depararam com sacos de lixo, dispostos de forma errada e à mercê da ação de animais, em horários distantes da passagem do coletor. “A coleta aqui nas ruas mais movimentadas pelo comércio é em dois horários: 15h e 17h. Não tem porque colocar o lixo às 9 horas da manhã, bem no meio da passagem do consumidor”, aponta Mirian Souza, agente de conscientização.

Gabriela Loureiro, dona de um restaurante na rua Marechal Deodoro, apoia a ação, e segundo ela, a coleta tem sido bem organizada. “Esses dois horários de coleta atendem bem à demanda. O que precisa é alguns comerciantes terem mais bom senso. Não dá para continuar a colocar o lixo de qualquer jeito”, comenta.

Durante a ação, cinco ruas foram visitadas: Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, Dr. Moreira, Henrique Martins, 7 de Setembro e Marcílio Dias. A Semulsp pretende intensificar a fiscalização e articulação com os estabelecimentos do centro de Manaus, para garantir a manutenção da limpeza da região. Esse ano, mais de 200 ações de conscientização já foram feitas, com mais de 10 mil pessoas alcançadas em diversas áreas da cidade.

Foto: D’Castro / Semulsp