Ações sustentáveis da Prefeitura são adotadas pela previdência municipal

Em seis meses a Prefeitura de Manaus pretende reduzir em, pelo menos, 10% o consumo de energia e água na previdência municipal. Além de estimular o uso racional dos recursos, o Executivo pretende gerar economia aos cofres públicos de alguns milhares de reais. Essas são algumas das ações previstas no Programa de Ação Sustentável (PAS) da Manaus Previdência, lançado na manhã desta quarta-feira, 07/06, com a presença de representantes de secretarias municipais.

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Iza Amélia Albuquerque, lembrou que a instituição já realizava algumas ações ambientais, o que a levou a obter o sétimo lugar em um prêmio nacional sobre a boa prática de gestão  previdenciária. “Mas, eram esparsas. Agora, vamos integrá-las e o PAS veio com essa finalidade”, disse.

Iza Albuquerque lembra que o PAS busca a sustentabilidade ambiental em quatro vertentes: natural, artificial, cultural e do trabalho, inseridas nos direitos fundamentais da quarta dimensão do Direito, que trata sobre Solidariedade e Sustentabilidade. “O conceito de meio ambiente não se restringe apenas à natureza, mas ao ambiente como um todo, em um conceito antropocêntrico”, enfatiza.

A classificação do ambiente em vertentes especifica que as edificações e equipamentos públicos dentro dos espaços urbanos construídos pelos homens estão dentro da dimensão Artificial. A Cultural refere-se aos bens gerados pelo homem ou independentemente de sua intervenção, distinguindo-se no aspecto valor cultural, atribuído, adquirido ou impregnado a ele. O ambiente relacionado ao Trabalho é aquele onde as pessoas exercem suas atividades laborais; e, por último, o Ambiente Natural é aquele que engloba toda a natureza, existindo desde que surgiu o planeta: água, solo, ar, flora e fauna.

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

Responsável pela implantação e acompanhamento do PAS, a assessora técnica Márcia Assunção detalhou o programa aos servidores e convidados, assim como explicitou o que já é realidade na Manaus Previdência e o que ainda vai ser implementado ou complementado. Segundo ela, já estão implantadas na autarquia são a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED (mais econômicas e duradouras); redução de uso de descartáveis; substituição de documentos impressos por digitais, entre outros. A ser implementadas, além da redução do consumo de energia, estão a aquisição de lixeiras de coleta seletiva; participar de ações que promovam o bem-estar ambiental, e ampliar a arborização em torno do perímetro do órgão, que já recebe visitas de animais silvestres, como macacos da espécie  Saimiri sciureus (macaco de cheiro), tucanos e pica-paus.

“Já realizamos um levantamento sobre a produção dos nossos resíduos e a partir da divulgação desse diagnóstico, poderemos trabalhar ações para reduzir, reutilizar e reciclar esses resíduos”, disse Assunção.

Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto no lançamento do PAS, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, elogiou a iniciativa do programa, que reflete a preocupação da prefeitura com o tema. “Vamos ver se linkamos essas ações em outras secretarias, inclusive a da Saúde, como forma de expandirmos mais e rapidamente as iniciativas, pois os resultados serão consequência de uma ação ambiental sustentável”, comentou.

O subsecretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Eisenhower Campos, lembrou que a mudança de atitude de todos no cotidiano é que resulta na diferença de um ambiente mais saudável e, consequentemente, mais apto para moradia de todos os seres. “Produzimos muitos resíduos e nosso grande desafio é reduzir esse consumo”, diz.

PAS DA MANAUS PREVIDÊNCIA
Pontos que abrangem cada vertente:

Ambiente Natural: energia elétrica, água, arborização.
Ambiente Artificial: Material de consumo (copo, papel, cartuchos etc).
Ambiente Cultural: oficinas, cursos, serviços etc.
Ambiente do Trabalho: palestras, homenagens, ginástica laboral.

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos: Marinho Ramos / Semcom