Ação “Um dia possível” marca início das inscrições para o JAAVAS

Alunos da Educação Especial da rede municipal de ensino puderam, na manhã desta sexta-feira, 9/6, retirar o documento de CPF durante a ação batizada de “Um dia possível”, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/AM), na sede da Apae.

O objetivo foi chamar a atenção para as inscrições da 6ª Edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que acontecem no mês de agosto. Considerado o maior evento esportivo do estado do Amazonas para pessoa com deficiência, as inscrições para os Jaavas iniciaram no dia 1º de junho e vão até 31 de julho, por meio do link http://semed.manaus.am.gov.br/jaavas/.

A edição desse ano pretende reunir três mil alunos das redes municipal, estadual e instituições parceiras. Os jogos e atividades recreativas serão realizados no período de 21 a 28 de agosto, atendendo alunos com autismo, deficiências intelectual, física, visual auditiva e síndrome de down, com um total de 30 atividades.

Além da retirada do documento, os presentes receberam orientações sobre os direitos das pessoas com deficiência. A coordenadora do Jaavas da Semed, Shirley Amaral, destacou a importância da ação para alertar as pessoas sobre o período de inscrição dos jogos adaptados. “É uma ação educativa para chamar a atenção para a inscrição dos Jaavas que a Semed promove para beneficiar os alunos com deficiência”, explicou.

Segundo a coordenadora da Apae, Elizângela Farias, o evento serviu para incentivar as pessoas para participar dos jogos. “O Jaavas já é trabalhado junto com a Apae e, além disso, as pessoas que vieram aqui também já ficaram sabendo sobre as inscrições dos jogos e poderão participar”, sintetizou.

A doméstica Maria Claudia de Carvalho Ramires, 42, mãe de Beatriz Ramires de Lima, 19, portadora de deficiência mental e aluna do projeto ‘Vivencia’ da Apae, ficou satisfeita pela ação e, principalmente, pela chance da filha participar pela primeira vez dos jogos. “Fomos bem atendidas e orientadas. Minha filha gosta de jogar bola e esse ano poderá participar”, contou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm2mwP3e

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054