Ação socioambiental na Praça da Saudade marca lançamento de evento esportivo em Manaus

13.04.18 Ação socioambiental na Praça da Saudade

Uma ação socioambiental promovida na Praça da Saudade, no Centro, com ações de sensibilização, limpeza, pintura e jardinagem, marcou, na manhã desta sexta-feira, 13/4, o lançamento da Meia Maratona Sustentável de Manaus. O evento reuniu alunos e professores do Centro de Ensino Técnico (Centec), – instituição de ensino que promoverá a prova esportiva em julho próximo – e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Houve distribuição de mudas e o início da recomposição dos canteiros ajardinados da praça. Os alunos se uniram e fizeram a revitalização das estruturas físicas do logradouro, alvo constante de pichações.

O evento esportivo a ser promovido pelo Centec – a Meia Maratona Sustentável – deverá ocorrer no dia 24 de julho. A professora Amanda Estald, diretora do Centro, explica que a intenção da parceria para o lançamento foi a de chamar a atenção para a importância do envolvimento dos alunos numa ação de cidadania. “Estamos felizes com a parceria com a Prefeitura de Manaus, porque conseguimos contribuir com a revitalização de parte da praça, que é um símbolo da cidade, e iremos nos programar para finalizar a ação em parceria com a Semmas, exercitando ainda mais o sentimento de cidadania e dando exemplo a quem frequenta ou passa pelo local”, afirmou.

Além da doação e pintura das estruturas, o trabalho consistiu na realização de coleta de resíduos, como copos descartáveis, papel, garrafas pet, descartadas no chão mesmo com a presença de lixeiras em toda a extensão do logradouro. “Foi legal para que os estudantes percebessem o quanto atitudes simples como a de colocar o lixo no lugar certo podem fazer a diferença”, afirmou.

A ação distribuiu 300 mudas frutíferas e ornamentais. Foram plantadas outras 300 mudas de ixora vermelha, espécie utilizada na recomposição dos canteiros. O diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga, explica que o trabalho de plantio foi iniciado nesta sexta-feira, mas terá continuidade até que os quatro canteiros da praça que necessitam de recuperação sejam contemplados. No total, serão utilizadas 1,2 mil mudas ornamentais, dentro do Projeto Ornamenta Manaus, até o final do mês.

A Divisão de Educação Ambiental da Semmas realizou o trabalho de distribuição de material informativo sobre os benefícios da arborização urbana e o tempo de decomposição dos resíduos na natureza. “Entendemos que ações como essa são importantes à medida em que agregam ao nosso trabalho de sensibilização ambiental. Diante disso, aproveitamos o contato para disseminar nossa mensagem de educação ambiental”, explica o chefe da Diea, Raimundo Araújo.

Ensino Técnico

O Centec trabalha há nove anos com cursos técnicos na cidade. Tem hoje 750 alunos e oferece formação técnica na área de meio ambiente, técnicas de enfermagem. Na praça, foram oferecidos também serviços de aferição de pressão arterial e orientação sobre saúde e qualidade de vida. O Centec fica na Avenida Djalma batista, 643 – São Geraldo.

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em:  https://flic.kr/s/aHsmhCkH2G