Ação Manaus na Faixa orienta pedestres e condutores na Efigênio Sales

Panfletos e faixas com mensagens educativas e de conscientização foram o mote do Projeto Manaus na Faixa da Prefeitura de Manaus, levado nesta quinta-feira, 24/5, para pedestres e condutores que passavam pela avenida Efigênio Sales próximo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), no bairro Aleixo, na manhã desta quinta-feira, 24/5. A orientação era de travessia segura, respeito às normas de circulação e às leis de trânsito.

Ação Manaus na Faixa orienta pedestres e condutores na Efigênio Sales

Durante a ação, promovida pelos educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), foram distribuídos panfletos e exibidas faixas com mensagens educativas e de conscientização.

Os pedestres receberam orientações reforçando a necessidade de utilizarem o sinal da vida (estender a mão para indicar intenção de travessia), e os motoristas sobre a importância dos cuidados e do respeito as faixas de pedestres e sinalização para evitar acidentes.

O operador de caixa Patrick Silva afirma que a ação é muito positiva para reforçar o cuidado com a vida. “Está tudo tão corrido, que, às vezes até esquecemos de fazer o básico, como procurar uma faixa de pedestre, sinalizar antes de atravessar ou aguardar o semáforo abrir pra gente, acredito que isso faz toda diferença”, ressaltou.

Segundo a chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Manaustrans, Maria Rita Santos, todas as ações promovidas pelo órgão cumprem o papel principal de evitar acidentes, salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas inseridas no trânsito, sejam elas pedestres, ciclistas, motoristas ou motociclistas.

“Nós trabalhamos com vários projetos permanentes, voltados para todos os públicos. Esse mês eles estão intensificados integrando a agenda do Movimento Mundial “Maio Amarelo”, mas durante todo o ano promovemos o “Manaus na Faixa”, o “Condutor Consciente”, o “Cine Moto”, o “Trânsito em Conexão”, entre outros, destacou.

A agenda da 5º edição do Movimento “Maio Amarelo” segue para a última semana com ações e projetos intensificados para todos os públicos, levando o tema “Nós Somos o Trânsito”, voltadas para todos os públicos.

Texto: Helton Lima / Manaustrans

Fotos: Divulgação Manaustrans