Ação de Cidadania comemora Dia Internacional da Mulher na zona Leste

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), realizou, nesta quarta-feira 8/3, uma Ação de Cidadania destinada na Escola Municipal Hiram de Lima Caminha, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

A ação foi destinada às mulheres. Para o secretário da Semmasdh, Elias Emanoel, a iniciativa permite estar presente na vida das moradoras de uma das áreas mais populosas da cidade.

“Na Semmasdh, mais de 80% dos servidores que temos são mulheres. A todo o momento estamos focados em como atender melhor nosso público. Colocamos todas nossas ferramentas, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), à disposição, principalmente, para combater a violência contra a mulher”, afirmou o secretário Elias Emanuel.

Na ação, a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro Sampaio, ressaltou o esforço da pasta para o apoio às mulheres. “Não estamos medindo esforços para atender a todas. Em especial àquelas que são vítimas de violência, temos dado o encaminhamento necessário”, explicou.

Na ação de cidadania, vários serviços foram oferecidos às mulheres. Entre eles, o Cadastro Único (CadÚnico), a emissão da segunda via da carteira de identidade (RG), emissão da segunda via da certidão de nascimento e registro tardio para quem nunca foi registrado, além do atendimento psicossocial, jurídico e embelezamento, com corte de cabelo, esmalte nas unhas e designer de sobrancelhas.

“Estou feliz por conseguir a 2° via da Carteira de Identidade (RG). Uma ação como essa, em comemoração ao nosso dia, busca a necessidade das mulheres”, disse Cláudia Siqueira, 42 anos.

Exames como mamografia, preventivo, ultrassom, odontológico e oftalmológico foram ofertados ao público feminino por meio do Programa Manaus Saúde Itinerante, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Semmasdh.

Dona Enei Ferreira dos Santos, 49, é da comunidade do Purupuru, na BR 319, e foi à ação. ”Eu vim procurar a mamografia e fiquei muito feliz, pois consegui ser atendida. Pra mim, foi um verdadeiro presente do Dia da Mulher. Aproveitei para me embelezar e resolver a situação da minha certidão de nascimento”, disse.

Texto: Alexsandro Machado

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskQyyDH2

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616