Ação da SMTU ensina crianças sobre respeito no Transporte Público

A importância de respeitar idosos, grávidas e portadores de necessidades, foi o temas abordado em uma ação promovida pelo setor de educação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) na manhã desta terça-feira, 5/12, na Escola Municipal Elvira Borges, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Aproximadamente, 350 alunos do ensino fundamental acompanharam apresentação teatral e atividades lúdicas voltadas ao uso adequado do sistema de transporte público na capital.

Durante uma hora, os estudantes interagiram com os representantes da Superintendência que, fantasiados de personagens circenses para chamar atenção dos pequenos, apresentaram a forma correta de tratar grávidas e idosos nos ônibus.

Esta foi uma das lições aprendidas pelo aluno Paulo Henrique Rodrigues, 9 anos, estudante da 2ª série. “Acho legal tudo que passaram para a gente, aprendi que quando eu vir um deficiente visual tenho que ajuda-lo a pegar o ônibus. Gostei de tudo. Foi muito divertido também”, afirmou.

Para a também aluna da 2ª série Agatha Peçanha da Silva, 8 anos, toda a apresentação foi boa. “Os personagens foram muito legais e divertidos. Eu aprendi que não se pode correr na rua se tiver passando carros”, disse.

Para o superintende da SMTU, coronel Franclides Ribeiro, ações como a promovida ontem na escola municipal são importantes para educar usuários. “Quando se educa uma criança a se comportar com urbanidade no transporte coletivo, estas informações são também repassadas às famílias destas crianças e ao meio social em que esses alunos convivem. É essencial formar cidadãos mais preocupados em respeitar os outros”, frisou.

— — —

Texto: Divulgação / SMTU

Fotos: Altemar Alcântara / SMTU

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmab6eUq