Abrigo será utilizado pela Prefeitura de Manaus para acolher venezuelanos

Um antigo abrigo localizado no bairro Coroado, zona Leste, será utilizado pela Prefeitura de Manaus para acolher os 200 venezuelanos que deverão ser transferidos pelo Governo Federal para Manaus. O Termo de Cessão de Uso de Imóvel, pertencente ao governo estadual, foi assinado nesta quinta-feira, 10/5, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

“Este é um passo importante para o acolhimento. Estamos concluindo o Plano de Ação Humanitária para atendimento do fluxo migratório venezuelano que será submetido ao Conselho Municipal da Assistência Social e ao Ministério do Desenvolvimento Social. Com isso, estamos aptos a receber os recursos do governo federal e aplicar no acolhimento dos venezuelanos que irão chegar”, afirmou o secretário da Semmasdh, Dante Souza.

Para acolher os venezuelanos que serão encaminhados a Manaus pelo Governo Federal, vindos de Boa Vista (RR), a Semmasdh está finalizando o ‘Plano de Ação Humanitária para Atendimento do Fluxo Migratório Venezuelano’. Uma das principais preocupações é com o repasse de recursos federais. O cofinanciamento está pautado na portaria nº 90, de 3 de setembro de 2013, que sinaliza que a cada grupo de 50 imigrantes, deve ser repassado o valor de R$ 20.000, ou seja, R$ 400 por mês por cada venezuelano acolhido pelo poder público municipal.

Para atender os venezuelanos, a Semmasdh será responsável pelas refeições, material de higiene, equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, tradutores e sociólogos. O Plano prevê a contratação de dois veículos para fazer o transporte dos venezuelanos para verificação de documentação, visitas aos espaços de acolhimento, atividades da assistência ou outras necessidades.

Além do trabalho desenvolvido na assistência social, a Prefeitura de Manaus vai atuar também nas áreas da educação, saúde, emprego e renda.

Texto: Divulgação / Semmasdh