Notícias

Abertura do Simpósio e Semana Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos será nesta quarta-feira, 9/8

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove, entre os dias 9 e 11 de agosto, o I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a III Semana Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com o tema, “Da tradição à ciência”. A abertura do evento será na quarta-feira, 9/8, no auditório Deputado Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), às 18h.

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, as atividades do evento têm o objetivo de promover o uso de plantas medicinais e fitoterápicos de acordo com o que preveem as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICS) e da Política Nacional e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PPNPMF).

 

“O simpósio pretende, acima de tudo, atualizar conhecimentos, promovendo o compartilhamento de informações importantes e a valorização dos aspectos culturais locais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou Magaldi.

 

Nos dias 10/8 e 11/8, a programação continua, mas no auditório Sumaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Durante os três dias, os especialistas vão abordar, além das pesquisas avançadas na área, os conhecimentos tradicionais também. Para os participantes será concedido certificado com 20 horas complementares.

 

Segundo a gerente de assistência farmacêutica da Semsa, Mie Muroya, a intenção dos organizadores é promover entre convidados de diferentes instituições nacionais e estrangeiras apresentações de trabalhos, palestras e mesas redondas relacionadas ao cultivo, melhoramento, produção, controle de qualidade, biotecnologia e saúde pública, entre outras áreas de investigação.

 

“Nós teremos a exposição de trabalhos científicos, concurso de desenho, feira de produtos agroecológicos, além de apresentações culturais. O evento busca compartilhar conhecimentos e saberes sobre as plantas medicinais e fitoterápicos, de forma gratuita com acadêmicos, profissionais de saúde, professores, pesquisadores e usuários em geral”, adiantou Mie.

 

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA

Dia 9/8/17 – Quarta-feira

Local: Auditório da ALEAM – Berlarmino Lins

17h – Recepção e credenciamento.

18h – Mesa de Abertura: Representantes da Secretaria de Saúde Municipal, Ministério da Saúde, CBA, Assembléia Legislativa.

19h – Conferência sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos: da tradição à ciência (Palestrante: Glauco Kruse Villas Bôas – FIOCRUZ).

19h40 – Debate

20h – Coffee break com recital de poesias do Poeta Amazônico Thiago de Melo (Resp. Moacir Biondo).

 

SEGUNDO DIA

Dia 10/08 – Quinta-feira

Local: Auditório Sumaúma- Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM

9h – Palestra: A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (Palestrante: Kátia Torres – DAF/MS).

9h30 – Debate

09h40 – Coffe break

10h – Mesa sobre Medicina Tradicional (Palestrantes: Moacir Biondo, Elisa Wandelli, Juan Revilla, Justino Melchior).

11h30 – Debate

12h – Almoço

13h – Apresentação do Projeto Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Município de Manaus

Eixo 1 – Estruturação e funcionamento da Farmácia viva – UFAM – Tatiane Pereira de Souza

Eixo 2 – Cultivo e coleta – Embrapa – Francisco Célio Maia Chaves

16h às 16h30 – Coffee break

16h30 – Continuação: Apresentação do Projeto Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Município de Manaus

Eixo 3 – Beneficiamento UFAM – Tatiane Pereira de Souza

Eixo 4 – Dispensação – SEMSA – Mie Muroya Guimarães

Eixo 5 – Capacitação – NGBS – Farmanguinhos – Fabiana Frickmann

18h – Encerramento

 

ENCERRAMENTO

Dia 11/08 – sexta-feira

Local: Auditório Sumaúma- Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM

9h – Mesa Redonda: Inovação em Fitomedicamentos e o trabalho em rede: o caso do portfólio de projetos de inovação em medicamentos da biodiversidade e potenciais na Amazônia (Palestrantes: Fabiana Frickmann, Sandra Zannoto, Carlos Cleomir).

10h – Debate

10h30 – Coffee break

11h – Mesa Redonda: Desafios relacionados à regulação e a prescrição médica de plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil (Palestrantes: Fábio Markendof, Fernanda Guilhon).

11h40 – Debate

12h – Almoço

13h30 – Mesa Redonda: Arranjos Produtivos Locais (APLs): agricultura e indústria no processo da inovação (Palestrantes: Adrian Pohlit, Schubert Pinto).

14h30 – Debate

15h – Coffe break – Encerramento

15h30 – Reunião fechada com os gestores do projeto da SEMSA

 

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior/Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse